AGENDA

AGENDA | Atlântico: o restaurante onde os vegetais imperam abre a 10 de fevereiro

376views

O restaurante Atlântico regressa para mais uma temporada de ingredientes autênticos e tradições gastronómicas do Algarve pela mão do chef João Viegas, que traz novas criações pescetarianas e coloca sempre que possível a proteína vegetal como protagonista.

“Gosto de pegar num sabor típico e reinventá-lo dentro do visual e das texturas. Há muito a explorar ainda no receituário tradicional, o que me inspira a recriar esses pratos e complementá-los com tecnologia e outras técnicas”, afirma o chef.

Num elogio à riqueza de ingredientes frescos, do campo e do mar, que o Algarve tem para oferecer, a recomendação do chef centra-se num menu sustentável e equilibrado, cuja sugestão é iniciar num conceito de partilha entre momentos da terra, como o tártaro de beterraba com toranja ou os tubérculos e rábano branco com mostarda e os momentos do mar como o brioche de gamba da costa com coentros e alho crocante ou a lula marinada com pão negro e salicórnia.

Os pratos principais têm uma base essencialmente de vegetais e podem, opcionalmente, fazer-se acompanhar por porções de peixe, que variam consoante a disponibilidade sazonal e cuja apanha respeita o período obrigatório de defeso. É o caso da caldeirada vegetal, batata doce e plantas halófitas que pode ter o acompanhamento de polvo ou a beringela fumada e cogumelos selvagens a que se pode acrescentar o pargo.

 Encontram-se ainda no menu os chamados pratos de tacho, interpretações do chef João Viegas de receituário algarvio, para dois, como o grão-de-bico com abóbora e acelgas; a feijoca com lula da costa na brasa.

Algarvio de gema, o chef João Viegas traz uma rica experiência adquirida em vários restaurantes de prestígio, como o São Gabriel*, no Algarve; El Celler de Can Roca***, o Mugaritz**, ambos em Espanha ou o Central Restaurante, no Peru. Percurso que o levou a querer focar-se num conceito onde se privilegiam os produtos biológicos 100% regionais de cada estação do ano, dando primazia a ingredientes autênticos, originais provenientes de agricultores, pescadores e produtores locais

Com vista para o oceano, o restaurante Atlântico abre de Sábado a Quarta-feira, das 19:00 às 22:00. A reserva antecipada é recomendada e pode ser efetuada diretamente aqui. Para a consulta do menu completo

CISION/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.