AGENDA

AGENDA | Açores. Presidência do Governo associa-se às Jornadas Europeias do Património

© Governo dos Açores
582views

A Presidência do Governo Regional dos Açores associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património, abrindo neste ano de 2023 ao público o Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, no dia 23 de setembro, sábado, em acesso livre, com o seguinte programa:

– A partir das 10h00, e até ao encerramento das atividades, o jardim estará aberto ao público para visitas livres.

– Às 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30 haverá visitas orientadas ao palácio, percorrendo várias dos seus ambientes históricas, como a sala Azul, o salão de Baile e a sala de Jantar, entre outros. Com uma duração de cerca de 50 minutos, as visitas têm o número máximo de 25 pessoas por grupo, não havendo marcação prévia e o acesso será feito pela ordem de chegada.

– Finalmente, às 18h00, haverá uma palestra sobre a história da sala de jantar do palácio, por Pedro Pascoal de Melo. Realizada na própria sala, está limitada a 40 pessoas e o acesso será feito pela ordem de chegada.

O Palácio de Sant’Ana foi mandado construir por José Jácome Correia (1816-1886), rico terratenente natural da ilha de São Miguel, em meados do século XIX, sendo o jardim também coevo da sua edificação. O seu mais conhecido ocupante foi Aires Jácome Correia (1882-1937), o marquês de Jácome Correia, que em 1901 acolheu naquela sua residência os reis de Portugal, D. Carlos e D. Amélia, durante a chamada Visita Régia à Madeira e Açores. Hoje o palácio é a sede da Presidência do Governo Regional dos Açores. O palácio, junto com o jardim, está classificado como Monumento Regional desde 1984.

As Jornadas Europeias do Património, que ocorrem em 48 países, são uma chamada de atenção para o valor e a importância do nosso património cultural partilhado e dos aspetos tangíveis e intangíveis da nossa identidade.

Ao abraçarmos o nosso património vivo diversificado, fortalecemos o nosso sentido de unidade e enriquecemos a nossa compreensão coletiva do rico mosaico cultural da Europa. O foco deste ano proporciona-nos um sentido de continuidade, com uma variedade de competências, ofícios e profissões que nos permitem preservar um testemunho a ser salvaguardado para as gerações futuras.

As Jornadas Europeias do Património visam promover a diversidade cultural, o diálogo e a preservação do património.

As celebrações acontecem anualmente nos países europeus participantes, oferecendo uma ampla gama de eventos e atividades culturais aos visitantes.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.