Decorre na Vila das Lajes do Pico, nos próximos dias 30 de maio a 1 de junho, o Festival de Danças do Mundo das Lajes do Pico. Este festival, que conta este ano com a terceira edição, terá como palco a sede de concelho, estando aberto a toda a Ilha e a todas as pessoas que nos queiram visitar neste período.
Durante estes três dias, o público poderá frequentar diversas oficinas de dança, participar num trilho e dançar em bailes folk. Estes eventos são gratuitos e destinados a toda a gente que queira participar, sem limite de idade e sem discriminação de qualquer natureza.
Pretende-se, para além de divulgar diversas danças e músicas do mundo, transmitir a ideia das danças tradicionais poderem ser abordadas no contexto de danças sociais, com a introdução do Balfolk na Ilha.
O Balfolk nasceu nos anos 70 de um movimento francês que pretendeu reavivar as suas danças tradicionais, adaptando-as para que fossem dançadas socialmente. Este movimento foi crescendo, acabando por atravessar as fronteiras francesas. Hoje em dia, o Balfolk encontra-se em diversos países europeus, e o seu repertório de danças foi acompanhando essa expansão, incluindo danças de toda a europa.
A edição do Festival de Danças do Mundo das Lajes do Pico deste ano inclui algumas inovações. Uma delas é a inclusão de um baile concebido de raiz por um grupo local, criado especialmente para este festival. Outra inovação é a realização de um baile folk improvisado, como resultado da partilha de uma compilação de repertório folk (Jamicionário Tripeiro) entre músicos convidados e músicos locais, a que chamaremos Baile Folk Jam. Também nesta edição decidimos sair do local que é o palco do festival – Filarmónica Liberdade Lajense – e vamos a duas escolas da ilha, com uma oficina de danças tradicionais para crianças do ensino pré-escolar.
Durante todo o festival não será esquecido o património coreográfico local e decorrerão oficinas e bailes de chamarritas. Estão convidados os grupos locais que representam este tipo de assim como os “tocadores” da ilha.
Todos os concertos-baile folk serão conduzidos por formadores na área do folk que orientarão o baile para que toda a gente possa participar. Para além disso, as oficinas que decorrerão durante o dia, serão orientadas para o repertório dos bailes a realizar nas noites do festival.
Estão, ainda, previstas “jam sessions” e oficinas de música para promover o intercâmbio entre os músicos, da ilha e do continente, permitindo a troca de conhecimentos entre ambos.
O apoio logístico e financeiro e a promoção deste festival são garantidos pelo Município das Lajes do Pico, a Filarmónica Liberdade Lajense, pessoas anónimas e amigas assim como com o trabalho voluntário do programador do festival e de alguns lajenses entusiastas deste movimento.