Perú, Montenegro e Macedónia do Norte, são os países estreantes neste evento internacional considerado como sendo o maior do país e referência internacional do género.
Um total de doze grupos participarão na 38º edição do FOLK AZORES® – Festival Internacional de Folclore dos Açores, que decorrerá de 11 a 18 de agosto na Ilha Terceira.
Presenças de grupo de folclore de países como Argentina, Bulgária, Chile, Eslováquia, Espanha, França, Macedónia do Norte, Montenegro, Perú, Polónia e Roménia, esta edição do FOLK AZORES® contará também com a participação especial do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, que completa no presente ano 50 anos de atividade, sendo a representação de Portugal no evento.
A grande novidade deste ano é a realização da 18ª Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais que realizará no recinto de espetáculos do Cerrado do Bailão, com atuações diárias dos grupos de folclore da Ilha Terceira, assim como, dos grupos estrangeiros.
A Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais contará com a presença de diversos quiosques quer de gastronomia quer de artesanato, envolvendo assim, a comunidade terceirense num evento, em simultâneo com o FOLK AZORES®, e cuja organização pertence ao COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira.
À semelhança de anos anteriores, também se realizarão as Galas de Folclore Internacional, no Teatro Angrense, com a presença de todos os grupos estrangeiros. O acesso a estes espetáculos, que decorrerão nos dias 13, 14 e 16 de agosto, terá o custo de 3 euros.
Além das atuações, os grupos também irão desfilar tanto na Praia da Vitória, incluído no último dia das Festas da Praia, bem como em Angra do Heroísmo, no dia 15 de agosto.
No dia 17 de agosto no Pavilhão Municipal de Desportos de Angra do Heroísmo a programação do FOLK AZORES®, prevê a realização das Músicas do Mundo, da Interação de Danças, do Folclore na Passerelle, e ainda a primeira apresentação da Orquestra do FOLK AZORES®, composta de todos os músicos dos grupos participantes.
O FOLK AZORES® encerra a 18 de agosto com a realização do grande espetáculo de encerramento no Pavilhão Municipal de Desportos de Angra do Heroísmo onde terá a sua apoteose final deste evento internacional.
Este é um evento certificado internacionalmente pelo CIOFF® (Conseil International des Organisations de Festivals de Folklore et d’Arts Traditionnels), bem como pelo IOV (Internationale Organization Für Volkskunst), tendo como seu principal apoio a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. O Governo Regional dos Açores e diversas entidades privadas também apoiam a realização deste festival de forma significativa.
COFIT/RÁDIOILHÉU