ÚLTIMAS

AÇORES | Vulcão dos Capelinhos, Parque Natural do Faial, Queijo da Ilha/Queijo de São Jorge e Fajãs no roteiro das obras-primas de Portugal

Os fotógrafos João Amorim e João Bernardino são os responsáveis por registar a beleza ímpar e a cultura de várias regiões portuguesas.
808views

O Vulcão dos Capelinhos, o Parque Natural do Faial, o Queijo da Ilha/Queijo de São Jorge e as Fajãs estão entre os candidatos para ‘A Obra-Prima de Portugal’ – a mais recente campanha da Xiaomi que envolve uma viagem de norte a sul do país, com passagem pelos Açores e Madeira. Através das lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas em parceria com a Leica, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim comprometem-se a explorar os cantos e recantos de Portugal e a fotografar as obras-primas de cada região.

Sobre os Açores, João Bernardino conta que no caso do “queijo da ilha em São Jorge, ao preservar muito dos processos tradicionais que o tornaram famoso, quisemos dar esse lado de uma tradição que se traduz num produto com um sabor único. Depois, toda a beleza única das paisagens que encontramos um pouco por toda a parte faz-nos sentir que estamos sempre a descobrir algo de novo a cada fotografia”.

Com esta viagem pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo”, afirma Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal. 

‘A Obra-Prima de Portugal’ visa promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género, a campanha contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitetónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas. 

O itinerário, que tem um grande foco no contacto próximo com a cultura, as pessoas e as paisagens do nosso país, começa em Matosinhos e termina na Madeira. No decorrer do percurso há paragens em vários pontos de elevado interesse, tais como: Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Também a arte da Azulejaria Portuguesa e a Arte Xávega são alvo de especial atenção fotográfica, bem como o património imaterial que é o Cante Alentejano.

A campanha já está a decorrer, nas redes sociais da marca, e conta com vídeos diários e fotografias das obras-primas de Portugal, escolhidas e registadas pelos dois protagonistas. No final da viagem, na página oficial do Facebook da Xiaomi Portugal, irá decorrer uma votação para se apurar a obra-prima vencedora aos olhos dos portugueses. As votações vão ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio, com o resultado a ser conhecido no dia 22 de maio, na mesma página, onde será revelada ‘A Obra-prima de Portugal’.

FL/LC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.