REGIONAL

AÇORES | Vice-Presidência do Governo promove a internacionalização dos agentes da Inovação Cultural açoriana

200views

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promoveu a participação de agentes culturais regionais no Fórum Europeu de Inovação cultural – The New European Bahaus Festival em Bruxelas que teve lugar no início de junho.

Através do seu Plano de Ação para a Internacionalização, o FRCT tem vindo a facilitar e promover, juntos dos diversos stakeholders regionais, iniciativas e ações de networking de cariz internacional, contribuindo, desta forma, para um incremento do envolvimento dos Açores no espaço de investigação e inovação europeu.

Com esta missão, o FRCT possibilitou a participação de representantes do Azores 2027, a candidatura regional à Capital Europeia da Cultura, e do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, no New European Bahaus (NEB) Festival, organizada pela Comissão Europeia.

Este festival tinha como objetivo principal a promoção do movimento NEB, uma iniciativa criativa e interdisciplinar que visa aproximar o Pacto Ecológico Europeu aos cidadãos e mobilizá-los para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo, numa encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia.

Estes atores regionais tiveram ainda a oportunidade de participar no “EU Design Days”, um evento paralelo ao NEB, organizado pela rede ERRIN (European Regions Research and Innovation Network), da qual o FRCT é membro efetivo, e que integra mais de 120 organizações de 20 países, desde autoridades regionais, universidades, unidades de I&D, câmaras de comércio a clusters.

Através do Grupo de Trabalho ‘Design & Creativity’, vários investigadores e designers reuniram-se com decisores políticos, PMEs e outros stakeholders de toda a Europa, com objetivo de discutir, criar contactos e sinergias, partilhar boas práticas ao torno das seguintes questões: “A beleza poderá salvar o mundo? Como é que o design pode contribuir para a transição verde e nos ajudar a alcançar os objetivos do Acordo Verde da União Europeia?”.

A ERRIN dispõe 13 grupos de trabalhos, orientados por peritos, em várias temáticas relevantes para a RAA, e alinhadas com as áreas das RIS3 Açores, desta forma, o FRCT visa envolver os atores regionais das mais diversas áreas da atuação para que possam integrar e participar nestas plataformas, possibilitando o seu acesso a programas de financiamento europeus.

GRA/RÁDIOLHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.