ÚLTIMAS

AÇORES | Vice-Presidência do Governo cria cinco pontos de apoio ao estudo financiados pelo PRR

© Governo dos Açores | Foto: VPG
424views

A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, promoveu na terça-feira a inauguração do primeiro ponto de estudo dos Açores na freguesia da Maia, em São Miguel, que inicia a sua atividade no presente mês de setembro.

A par deste, no corrente ano, serão inaugurados mais quatro pontos de estudo, em espaços não formais, facilitadores de hábitos e métodos de estudo, sendo um na ilha Terceira e quatro em São Miguel.

Os cinco pontos de estudos corporizam um projeto-piloto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevendo-se que, durante este ano, sejam abrangidas entre 100 e 150 crianças.

Este projeto-piloto tem como finalidade colmatar as carências identificadas ao nível do acompanhamento das famílias mais vulneráveis do percurso escolar dos seus filhos, visando a promoção do seu sucesso escolar e pessoal.

Pretende-se ainda assegurar que todas as crianças e jovens, desde o seu início de vida, possam usufruir de um desenvolvimento integral e inclusivo.

Assim, os pontos de estudo irão garantir o estudo acompanhado dessas crianças e jovens, estimulando o gosto pelo estudo e pela apreensão de conhecimentos.

Além do presente ponto de estudo hoje inaugurado, que funcionará em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Maia e dinamizado pela Tetrapi, o projeto-piloto contempla a criação de pontos de estudo nas seguintes freguesias: em Fenais da Luz, numa parceria com a Casa do Povo de Fenais da Luz; em Ponta Garça, que será implementado em parceria com a UNOJovens; em Rabo de Peixe, em parceria com a Ponte Norte; e na Terra-Chã, em parceria com a Divertiláxia.

Durante o evento, a Diretora para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, em representação do Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, realçou que a base deste projeto é “traçar novas linhas de ação para contribuir para uma mudança de paradigma que quebre com ciclos viciosos do insucesso escolar e da exclusão social”.

Esta iniciativa integra a medida do PRR – “Criação de pontos de apoio ao estudo para crianças e jovens cujas famílias com rendimentos mais baixo, através de incentivo” –, que faz parte da componente C03-i04-RAA – Implementar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.