ÚLTIMAS

AÇORES | Vasco Cordeiro: Governo Regional deve mobilizar todos os esforços para aproveitar ao máximo fundos comunitários

451views

Vasco Cordeiro defendeu, esta quinta-feira, que o Governo Regional (PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega) deve “mobilizar todos os esforços que puder para que se aproveitem os fundos comunitários que estão à disposição dos agricultores Açorianos”.

O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do GPPS falava à saída de uma reunião com a Direção da Associação Agrícola de São Miguel, na Ribeira Grande.

Num dia em que foram noticiadas baixas no preço pago aos produtores de carne na Região, uma redução que se soma à redução do preço do leite ao produtor, Vasco Cordeiro realçou que os tempos “exigem uma atenção e um cuidado particular”, manifestando a sua “grande preocupação”, porque há uma “fortíssima probabilidade de a Região perder fundos comunitários na área da Agricultura”.

“Os últimos indicadores que existem quanto à execução do PRORURAL, por exemplo na Medida de Modernização das Explorações Agrícolas ou na Medida dos Jovens Agricultores, colocam a execução de fundos comunitários em cerca de metade, a 50%, quando estamos a apenas um ano do termo do presente Quadro Comunitário de Apoio, o PO Açores 2020”, realçou.

“É, francamente, mau e pouco para a situação que estamos a atravessar”, bisou.

Vasco Cordeiro alertou o Governo Regional deve “acordar para essa situação”, para que a agricultura Açoriana “não perca dinheiro”.

O líder dos socialistas Açorianos alertou, ainda, para a baixa execução do plano de investimento anual e do orçamento Regional deste ano que, no primeiro trimestre de 2023, tinha “uma taxa de execução na área da Agricultura de apenas 14%”.

“Isto não é compreensível num momento em que aquilo que a agricultura necessita é que haja uma capacidade reforçada de aproveitar os fundos que estão à nossa disposição”, destacou.

Vasco Cordeiro instou o Governo Regional para “mobilizar rapidamente a sua parte dos apoios de compensação à guerra da Ucrânia” e “operacionalizar rapidamente esses apoios, para que eles cheguem aos Agricultores”.

O Presidente do PS/Açores reiterou que o Governo Regional deve “reforçar a sua capacidade de analisar projetos, de os pôr em funcionamento, de verificar de toda a parte burocrática e administrativa”, de forma a que os agricultores Açorianos possam, também ter uma resposta rápida dos seus pagamentos e apoios”.

“Sobretudo, é muito importante que a Região não perca fundos comunitários, porque é incompreensível para qualquer pessoa, para qualquer Agricultor que, na atual situação, o Governo Regional, por inércia, por inaptidão ou por incapacidade, faça com que a Região, com que a agricultura Açoriana perca dinheiro. Isto dá bem nota daquilo que é a incapacidade e o desnorte deste Governo do PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega, também neste setor”, finalizou Vasco Cordeiro.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.