ÚLTIMAS

Açores vão usar “plenitude” dos seus direitos na definição do Plano Estratégico para a PAC, garante José Manuel Bolieiro

| Fotos: MM
453views

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, asseverou ontem, após se ter reunido com a Ministra da Agricultura, que a Região vai usar a “plenitude” dos seus direitos na definição do Plano Estratégico para a Política Agrícola Comum (PEPAC), a vigorar entre 2023 e 2027.

A participação da Região é fundamental para que o documento integre “a intervenção dos atores agrícolas nos Açores”, acrescentou o governante, falando no Palácio de Sant’Ana.

“Isso é meritório e é uma questão de atitude e carater que sinalizamos com apreço”, destacou ainda, elogiando a articulação entre os Executivos da Região e da República.

José Manuel Bolieiro apelou ainda, no contexto regional, ao “diálogo e concertação” entre todos os elementos da cadeia de produção e comercialização, acrescentando que o XIII Governo Regional tem procurado transmitir “uma ideia de distribuição equitativa e justa dos rendimentos”.

O PEPAC tem que ser apresentado à Comissão Europeia até ao final do ano, estando a sua implementação agendada para janeiro de 2023.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, encontra-se nos Açores para auscultar os agentes do setor sobre o PEPAC, que vai estar em consulta pública até 06 de dezembro.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.