ÚLTIMAS

AÇORES | Touradas à Corda nas ilhas de tradição tauromáquica voltam a ser permitidas.

1.1kviews

No decurso da reunião conjunta hoje tida entre o Secretário Regional da Saúde e Desporto, o Diretor Regional da Saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Presidente eleita da Câmara Municipal da Praia da Vitória, por indicação do Presidente cessante, e a Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, foi apresentado o contexto epidemiológico relativamente ao vírus SARS-CoV-2, nomeadamente no que concerne ao nível de população vacinada na Região, bem como à ponderação consolidada dos fatores da incidência, número de internados e número de óbitos verificados.

Desta forma, e no seguimento do que havia sido firmado na reunião do passado dia 10 de setembro, o Secretário Regional da Saúde e Desporto demonstrou que, na Terceira, se atingiu 82% de vacinação completa e 85% de população com contacto com uma toma da vacina, o que se justifica pelo elevado grau de mobilidade da população residente, sendo que apenas se verificam seis infetados, dois internamentos e que desde julho não se verificam óbitos nesta ilha. Do mesmo modo, nas restantes ilhas de tradição tauromáquica, há muito que este nível de vacinação completa foi alcançado e que os outros fatores se encontram amplamente consolidados.

Termos em que, considerando o referido contexto epidemiológico e a Resolução do Conselho do Governo n.o 245/2021, de 12 de outubro, que permitem a realização de eventos de cariz cultural, social e desportivo, passam a não existir critérios que limitem a realização de touradas à corda, desde que verificadas as regras de comportamento social, no respeitante ao uso de máscara.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.