ÚLTIMAS

AÇORES | Temporada de Violas da Terra 2025 investiu em Formações de proximidade

228views

A Temporada de Violas da Terra, produzida desde 2013 pela Associação de Juventude Viola da Terra, manteve em 2025 grande parte dos seus habituais eventos, mas contou com a novidade de “workshops” que percorreram todos os Concelhos da Ilha de São Miguel.

O “workshop – Viola Micaelense”, orientado pelo músico Rafael Carvalho, decorreu com o Grujola (Lagoa), Lomba da Fazenda (Nordeste), Solar Viscondes do Botelho (Vila Franca), Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente (Povoação), Centro Pastoral do Porto Formoso (Ribeira Grande) e Junta de Freguesia da Fajã de Baixo (Ponta Delgada).

Esta foi uma iniciativa inédita de proximidade, proporcionando momentos de formação sobre a Viola da Terra e também Violão, a muitas pessoas com maior distanciamento geográfico das Escolas de Violas existentes na Ilha. A Formação contou com mais de 3 dezenas de participantes, no decorrer das seis sessões, que contaram também com apresentações finais para a Comunidade. 

A Temporada contou ainda com a apresentação do documentário “Viola da Terra – Harmonia dos Açores”, na Igreja do Colégio em Junho, produzido por professores e alunos da Pace University – Nova Iorque, e com Audição comemorativa do Dia da Criança na Fajã de Baixo, bem como acções de sensibilização nas Escolas. Em Julho decorreu a segunda edição do evento “A Viola na Praça”, na Ribeira Quente. 

Já o mês de Agosto trouxe a última edição do Festival Violas do Atlântico. Depois de 15 edições consecutivas, o segundo Festival mais antigo ligado à Viola de Arame no País chega ao seu fim, depois de ter trazido a São Miguel as várias Violas de Arame Portuguesas, Viola Caipira do Brasil, o Braguinha, Rajão, Cavaquinho e Guitarra Portuguesa. Um Festival que faz parte da história actual da Viola de Arame e de inúmeros Cordofones Portuguesas tocados em Portugal.

As Comemorações do Dia da Viola da Terra contaram com mais acções de sensibilização em Escolas e que envolveram dezenas de crianças e com a apresentação do Filme “O Violeiro”, a 5 de Outubro, produzido pela Palco de Ilusões. O final do mês contou com a segunda edição do evento “A Viola Que Nos Une”, numa coprodução com a Fundação Inatel Ponta Delgada.

Nestes diversos eventos houve ainda a participação de Escolas de Violas ou de Grupos de Tocadores ligados a Grupos Folclóricos e, até, que surgiram dos “workshops” realizados no primeiro semestre do ano. A Associação já havia anunciado no ano passado que habitual “Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel”, que costuma encerrar a Temporada, não seria produzido pela mesma, pois, após 9 edições, entende a necessidade de surgirem outros intervenientes a dinamizar actividades nessa área, e não só, no sentido de haver uma responsabilização mais generalizada de iniciativas ligadas à Viola da Terra.

Apesar de grandes restrições orçamentais e de cada vez mais constrangimentos no real processamento dos apoios candidatados a diferentes Direcções Regionais, foi possível concretizar mais uma Temporada de Violas da Terra com grande sucesso e de enorme impacto junto da Comunidade, graças a uma gestão criteriosa e a uma colaboração muito próxima e incondicional de todas as entidades que receberam as inúmeras iniciativas. 

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.