ÚLTIMAS

AÇORES | Serviço de Apoio Doente Deslocado apoiou mais de dois mil utentes e acompanhantes desde setembro

| Foto: SRSSS
191views

O Serviço de Apoio Doente Deslocado (SADD) em Lisboa que, nos últimos meses, viu nomeada uma nova coordenadora e conseguiu, através da Secretaria da Saúde e Segurança Social, um protocolo para instalações que permitam receber os doentes deslocados em conforto e comodidade, tem vindo a demonstrar um crescimento significativo no número de atendimentos realizados.

De 80 utentes recebidos em setembro, o número de utentes, em março de 2025, chegou aos 185, num total de 1009 doentes e 2030 acompanhantes já acolhidos no alojamento protocolado (Rua dos Anjos), que pode receber 12 pessoas em seis quartos, entre doentes e acompanhantes, simultaneamente, havendo berços para os bebés e crianças.

“O utente acede a um quarto para duas pessoas por um valor cujo remanescente é comparticipado pelo Serviço Regional de Saúde” explica Mónica Seidi, Secretária da Saúde e Segurança Social, que acredita que “o facto de o alojamento estar consistentemente lotado comprova que é uma solução prática e que serve bem os utentes”.

A governante mais acrescenta que “estes números refletem que o investimento feito nestas instalações era necessário e está a ser muito bem aproveitado”.

O SADD providencia não só alojamento como um serviço de transporte entre o hospital, o aeroporto e as residências. Além do apoio técnico prestado, o serviço de carrinha de transporte tem sido uma mais-valia para garantir a mobilidade dos utentes entre diferentes locais essenciais.

Este serviço tem facilitado o acesso dos utentes a unidades hospitalares, aeroportos e residências, promovendo um transporte seguro e adequado às suas necessidades, com 239 percursos efetuados para 356 pessoas no espaço temporal referido, estando assegurado também o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Mónica Seidi não tem dúvidas que “estes resultados são fruto, não apenas da contribuição da tutela e do Governo Regional para que as condições existam, mas também do esforço contínuo da equipa do SADD para garantir a melhor assistência possível aos doentes”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.