ÚLTIMAS

AÇORES | Secretaria Regional da Agricultura concede apoios ao envelhecimento dos vinhos licorosos

© Governo dos Açores
563views

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, concedeu diversos apoios financeiros para incentivar o envelhecimento dos vinhos licorosos produzidos na Região, num total de 49 mil euros.

Este investimento do Executivo açoriano justifica-se pela qualidade desses vinhos, reconhecida além-fronteiras, tendo em conta o passado histórico associado a este tipo de vinhos, que importa continuar a impulsionar face ao seu grande potencial comercial.

Este apoio ao envelhecimento de vinhos licorosos abrange empresas, cooperativas vitivinícolas e produtores engarrafadores que produzam e envelheçam vinho, segundo métodos tradicionais, sendo o montante do apoio determinado com base na quantidade de vinho selada.

Esta ajuda é concedida até ao limite anual de 200 mil litros por beneficiário, tendo o vinho que ser alvo de certificação e a sua atribuição depende da apresentação do pedido de pagamento anual.

Em causa estão vinhos com caraterísticas singulares e de grande qualidade, resultante do clima, do solo vulcânico, do uso das castas nobres regionais e do saber fazer, que tem passado de geração em geração.

Para o Governo Regional, este é um património que importa preservar e incentivar, contribuindo para aumentar as exportações, gerar mais riqueza e dinamizar um setor com cada vez maior importância económica nos Açores.

Nos últimos anos, a vitivinicultura tem tido um desenvolvimento sem paralelo nos Açores, quer em termos de área apta à produção de vinhos de qualidade e certificados, quer através do aumento do número de produtores e de operadores económicos.

Os apoios agora atribuídos, previstos no plano de investimentos da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, no projeto de Investigação, Inovação, Capacitação e Competitividade e de modo a potenciar o sector vitivinícola, foram atribuídos através de portarias recentemente publicadas em Jornal Oficial.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.