O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado destacou hoje a disponibilidade de mais 225 mil lugares na SATA Air Açores, entre abril e outubro dos anos 2019 e 2023. Só em 2024, entre abril e julho, foram oferecidos mais de 520 mil lugares.
O parlamentar social-democrata considera assim que a mobilidade inter-ilhas de pessoas e bens se revela “determinante para a qualidade de vida dos açorianos e desenvolvimento económico na Região”, como comprova os dados disponibilizados pelo Governo Regional.
Joaquim Machado apresentou um requerimento, a 2 de agosto, a solicitar informações sobre os lugares oferecidos e utilizados no verão IATA de 2019, 2022 e 2023, bem como no decurso do atual período, nos voos realizados pelo Grupo SATA para as rotas liberalizadas e não liberalizadas, entre os Açores e o território continental português.
De acordo com a resposta da secretaria regional de Assuntos Parlamentares e Comunidades, também na SATA Azores Airlines assiste-se a um incremento de mais de 143 mil lugares oferecidos no verão IATA, entre 2019 e 2023. Em 2024, já atingiram 428 mil de abril a julho.
Tal informação, sublinha o deputado do PSD/Açores, desmonta as “queixas de pessoas e instituições sobre a alegada falta de lugares nas viagens aéreas dentro da Região e com Lisboa e Porto”.
Segundo o parlamentar social-democrata, em 2024 estes valores “poderão ainda superar os de 2023, uma vez que o verão IATA só encerra em outubro”.
Pese embora o facto de alguns partidos da oposição criticarem a opção do Grupo SATA por ter recorrido ao aluguer de aeronaves, “esta demonstra ser a melhor escolha, de modo a dar resposta à crescente procura a que se assiste atualmente, tanto ao nível inter-ilhas como com as ligações com o território continental português”, concluiu Joaquim Machado.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU