ÚLTIMAS

AÇORES | SATA aguarda decisão do governo mas “ainda há algum tempo”

273views

A SATA aguarda uma decisão do Governo Regional sobre o processo de privatização da Azores Airlines, adiantou, ontem, ao DI, fonte oficial da transportadora aérea regional.

Uma resposta a questões colocadas pelo jornal, concedida por email, recorda que “o acionista do grupo SATA tomou a decisão de suspender o processo de privatização que estava em curso”, sendo que, neste momento, é esperada a posição do Governo em relação a esse tema.

De acordo com o grupo SATA, “o acordo com a União Europeia indica que a privatização de parte do capital social da Azores Airlines deverá acontecer até 2025, pelo que ainda há algum tempo para o processo”.

É assegurado que “neste momento, o foco mantém-se na recuperação das companhias aéreas do grupo SATA e em consolidar e desenvolver as operações das mesmas”.

A posição surge depois de, terça-feira, ter sido conhecido um comunicado da agência de notação financeira DBRS Morning Star, que avisa que o processo de privatização da Azores Airlines (SATA Internacional) tem ser concluído pelo Governo Regional até ao fim de 2025.

“O desinvestimento da SATA tem de ser retomado e concluído antes do final de 2025 para dar cumprimento ao atual plano de reestruturação assinado com a Comissão Europeia”, frisa a agência canadiana.

A DBRS analisou o cenário pós-eleitoral nos Açores, que foram a votos no passado domingo, com a coligação PSD/CDS-PP/PPM a sair vencedora, mas com maioria relativa.

“O novo Governo enfrentará pressão de gastos sobre o Orçamento Regional e pressão para a conclusão da privatização da SATA”, vinca.

Recorde-se que o processo de privatização foi interrompido após o chumbo da proposta de Orçamento regional para 2024 e a convocação de eleições antecipadas.

A agência de rating acredita que com “o crescimento da atividade aérea, fruto da dinâmica do turismo, a empresa pública melhorou o seu desempenho operacional, o que vai ajudar a manter o interesse dos dois compradores”.

“A Morningstar DBRS continuará a monitorizar a implementação do plano de reestruturação no futuro e a avaliar qualquer potencial impacto financeiro negativo no perfil de crédito da região”, assegura o comunicado.

DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.