AÇORES | Rejuvenescimento da força laboral açoriana na Base das Lajes em avaliação, refere Artur Lima
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, acompanhado pelo Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral, participou, na quarta-feira, na 47ª Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA), que se realizou em Washington.
Na agenda desta reunião foram abordados assuntos relacionados com a Base das Lajes, nomeadamente o ponto de situação relativo à descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória, a cooperação entre a Região Autónoma dos Açores e os EUA e a força laboral portuguesa.
Em matéria laboral, Artur Lima considerou que os Açores estão comprometidos com a consolidação e rejuvenescimento da força laboral açoriana ao serviço da Base das Lajes, tendo defendido a possibilidade de se proceder à substituição de trabalhadores que preencham os requisitos de reforma através da contratação de jovens quadros qualificados, provenientes da comunidade local.
Para o Governo Regional dos Açores, a linha vermelha, nesta matéria, é que não haja extinção de postos de trabalho. Neste ponto da agenda, a Comissão Bilateral Permanente aceitou avaliar a possibilidade de rejuvenescimento da força laboral.
Artur Lima voltou a defender a necessidade urgente em promover avanços no processo de descontaminação da Praia da Vitória, reiterando os perigos dessa contaminação para a saúde humana.
No quadro da atividade diplomática desenvolvida, aos mais variados níveis, verificou-se que estão agora reunidas as condições para se retomar os trabalhos de descontaminação.
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores reiterou o convite para que a reunião da 48ª Comissão Bilateral Permanente possa decorrer na ilha Terceira, no final do corrente ano.
Em matéria de cooperação entre os Açores e os EUA, Artur Lima salientou a oportunidade do estreitamento dos laços que unem a comunidade atlântica, através de um projeto organizado de cooperação com os EUA com o duplo objetivo de dar a conhecer a realidade açoriana naquele país e, nos Açores, reconhecer a importância da relação transatlântica para o arquipélago.
Ainda neste ponto, Artur Lima sublinhou a possibilidade de aprofundamento de cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e ensino superior.
GRA/RÁDIOILHÉU