ÚLTIMAS

AÇORES | PSP realiza ação de sensibilização sobre ‘Dia Europeu do 112’

608views

O Comando Regional da Polícia da Segurança Pública (PSP) dos Açores, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), das Divisões Policiais, no dia 13 de fevereiro, das 09h00 às 19h00, promove ações de sensibilização subordinadas ao tema do Dia Europeu do 112.

Assinala-se a 11 de fevereiro o Dia Europeu do 112, o número de telefone de emergência que funciona nos 27 Estados Membros da União Europeia a título gratuito, estando acessível a partir de telefones fixos e móveis.

Atualmente, o serviço 112 em Portugal atende entre 20.000 a 25.000 chamadas diárias, das quais apenas cerca de 25% se revertem de alguma utilidade para as entidades envolvidas no socorro e resposta à emergência. As restantes chamadas são “não emergentes” ou falsas e em muito perturbam este serviço.

O atendimento personalizado efetuado pelos operadores 112 que fazem a triagem das chamadas, distinguindo as de emergência das “não emergentes”, permite a otimização dos recursos operacionais das forças e serviços de socorro, segurança e emergência exclusivamente para as situações que exigem a sua intervenção.

Atenta à realidade descrita o Comando Regional da PSP dos Açores, através das EPES das Divisões, neste período, irá realizar um conjunto de ações de sensibilização e contactos individuais junto dos alunos dos estabelecimentos de ensino do 1.º ao 3.º ciclo e secundário, promovem assim uma utilização correta e responsável deste número telefónico de emergência.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.