ÚLTIMAS

AÇORES | PSD sublinha valorização cultural e económica da tourada à corda

422views

O deputado do PSD/Açores Luís Soares valorizou hoje a importância cultural e económica da tourada à corda, “uma tradição nossa, que deve ser defendida dos ataques diários que alguns partidos insistem em efetuar, como foi o caso da apresentação de um voto de pesar, esta manhã, no Parlamento regional”.
 
“Estamos perante uma marca identitária e cultural dos Açores, com um papel crucial no desenvolvimento económico de algumas ilhas, pelo que não podemos concordar com o voto apresentado sobre a recente morte de três toiros na Terceira, lamentando-se o aproveitamento de uma situação excecional”, afirmou.
 
“O que assistimos foi um momento político inadequado, que resulta numa tentativa de humanização de animais”, referiu, sobre um voto que versou a morte de três toiros, na sequência de uma tourada à corda na freguesia da Agualva, “um acontecimento triste, que foi abordado de forma superficial e pouco factual”, adiantou Luís Soares.
 
O social-democrata realçou a atividade diária “de todos aqueles que cuidam, criam e potenciam a existência do toiro bravo, num maneio e contato com a natureza que tem preservado aquela raça”.
 
“O que aconteceu na Agualva não foi, exatamente, o que se descreveu neste voto”, disse também o deputado do PSD/Açores, “já que nenhum toiro morreu no arraial da Agualva. Dois deles foram, por opção soberana do ganadeiro, que se respeita, encaminhados ao matadouro para abate, tendo o outro morrido na exploração”, explicou o parlamentar.
 
“O que aqui ouvimos foi uma versão dos factos para alimentar ideais, numa utilização da figura do voto de pesar com a qual discordamos, daí o nosso voto contra”, concluiu Luís Soares.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.