
O deputado do PSD/Açores, Flávio Soares, realçou sexta-feira o crescimento do número de alunos inscritos nas Escolas Profissionais na Região a atingir os 870 formandos no ano letivo 2025-2026, mais cerca de uma centena que em 2019.
O parlamentar social-democrata falava no final de uma reunião com a Associação de Escolas Profissionais dos Açores, acompanhado dos deputados Sabrina Furtado, Joaquim Machado, Paulo Simões, José Leal, Ruben Cabral, Márcia Goulart e Eugénia Leal.
“Reunimos hoje no sentido de auscultar e perceber se a estratégia definida pelo Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro está a obter resultados e saímos daqui satisfeitos”, garantiu.
Desde logo, a começar pelo desafio de atrair mais jovens ao ensino alternativo ao regular, como comprova a evolução de estudantes matriculados há cinco anos consecutivos.
“Há dificuldade em angariar novos alunos e, portanto, temos de continuar este esforço diariamente, juntamente com as escolas profissionais, com maior proximidade às escolas profissionais que é aquilo que tem vindo a acontecer desde 2020”, acrescentou.
Por fim, Flávio Soares frisou que “esta evolução não pode parar”, salientando que resta “defender junto da União Europeia a revisão de normas, de modo que a Região seja dotada do financiamento adequado à realidade arquipelágica”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






