O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros afirmou ontem que a proposta de Orçamento e Plano da Região para 2022, apresentada pelo Governo, constitui um documento “credível, equilibrado e conciliador”.
“Este é um Orçamento credível, equilibrado e conciliador. É credível porque as estimativas das receitas, quer fiscais, quer da União Europeia, estão calculadas com rigor e isso ficou bem demonstrado aqui nestas audições ao Governo Regional. Isso dá credibilidade ao Orçamento”, afirmou o social-democrata, em declarações aos jornalistas, no final dos dois dias de audições aos membros do Executivo sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2022.
O parlamentar salientou também que os documentos orçamentais apresentados pelo Governo dos Açores são “equilibrados”, dado que “há uma redução objetiva do endividamento e uma contenção absoluta das despesas de funcionamento”.
“É igualmente um Orçamento conciliador porque passou a incluir, da anteproposta para a proposta final, aquela que foi a sensibilidade dos parceiros sociais e as propostas dos partidos que dão apoio parlamentar à coligação” do Governo Regional.
António Vasco Viveiros acrescentou que as propostas de Plano e Orçamento para 2022 “contém apoios substanciais às empresas açorianas”, com vista à “retoma e crescimento económico”.
O deputado do PSD/Açores referiu ainda que os documentos orçamentais preveem igualmente “apoios às pessoas mais desfavorecidas, com um aumento de 5% do complemento regional de pensão”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU