
A deputada do PSD/Açores Ana Jorge destacou hoje que a “modernização e reforço de meios na Saúde no Pico revela um investimento focado nas pessoas”, compromisso que o Governo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, tem assumido desde a primeira hora.
Para a parlamentar social-democrata eleita pelo Pico, “trata-se de uma aposta clara na valorização do território e na coesão social, com impactos reais no quotidiano dos cidadãos”.
Ana Jorge realçou “os avanços concretos alcançados na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população picoense, através de investimentos estruturantes que reforçam a capacidade de resposta dos serviços, aproximam os cuidados das pessoas e aumentam a segurança no acesso à saúde”.
De acordo com a social-democrata, “os investimentos realizados ao longo dos últimos anos no setor da Saúde no Pico, financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e por verbas regionais, ultrapassam um milhão de euros”.
A seu ver, a aposta do Governo Regional “reflete uma estratégia consistente de modernização tecnológica, qualificação dos serviços e reforço da capacidade assistencial da Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP)”.
Segundo a parlamentar social-democrata, foram executados investimentos na ordem de meio milhão de euros no âmbito do Hospital Digital, destinados à aquisição de equipamentos hospitalares e ao reforço dos meios informáticos.
Ana Jorge entende que os investimentos em causa “permitiram dotar os serviços de Saúde do Pico de melhores instrumentos de diagnóstico, monitorização e suporte clínico, bem como a modernização de infraestruturas tecnológicas essenciais”.
“Desta forma, contribuem para uma prestação de cuidados mais eficiente, segura e integrada”, vincou.
Paralelamente, aponta a social-democrata, “a modernização e requalificação do Serviço Regional de Saúde na ilha do Pico têm sido reforçadas com um investimento adicional superior a meio milhão de euros na aquisição de novos equipamentos clínicos, como um novo equipamento de Raio-X, o reforço do parque informático, a melhoria das condições operacionais dos serviços e a incorporação de soluções mais sustentáveis”.
A deputada do PSD/Açores salvaguardou ainda, nesta matéria, a aquisição de seis viaturas elétricas de apoio à prestação de cuidados de saúde de proximidade, reforçando a capacidade de resposta no território.
Ao mesmo tempo, sublinhou Ana Jorge, “estes investimentos têm sido acompanhados por um reforço estruturante das respostas clínicas, com destaque para o Gabinete de Saúde Mental, que assegura uma resposta adequada às solicitações da USIP, com resultados já visíveis na redução da procura dos Serviços de Urgência e do Serviço de Psiquiatria da Horta por utentes com problemáticas de saúde mental”.
“O Governo Regional está a provar que é possível valorizar o território, cuidando efetivamente das pessoas, com decisões que se refletem no dia a dia dos picoenses e reforçam a confiança no Serviço Regional de Saúde”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






