ÚLTIMAS

AÇORES | PSD destaca indicadores económicos “claramente favoráveis” na Região

362views

O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores António Vasco Viveiros destacou ontem os indicadores económicos “claramente favoráveis” na Região a partir do 2º semestre de 2021, designadamente no índice de atividade económica, com aumento de dois dígitos desde setembro daquele ano até junho de 2022.

António Vasco Viveiros interveio no seguimento da declaração política do PS quanto à evolução da economia no arquipélago, na Assembleia Legislativa dos Açores, “que mais não foi senão um ataque à governação, esquecendo os indicadores positivos do comportamento da economia regional incluindo o emprego”, acentuou o parlamentar social-democrata.

Perante a acusação do Partido Socialista de que o Governo Regional não tinha tomado medidas de combate às consequências da inflação, mencionando a redução fiscal nos Açores, António Vasco Viveiros declarou que “relativamente à parte fiscal, na Região até julho, a receita cresceu apenas 4,9%, à conta do IVA, enquanto a nível nacional, no mesmo período, a receita fiscal cresceu 20%, por conta de uma carga fiscal mais elevada”.

Ou seja, “são verbas que deixam de estar nos cofres da Região e passam a estar no bolso das famílias e das empresas. É uma questão inegável”, sublinhou o vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata.

“No conjunto do IRS e IVA, com a redução fiscal implementada, o Governo da Coligação prescinde de uma cobrança fiscal em 2022 na ordem dos 50 milhões de euros, à qual o Partido Socialista votou contra,” salientou.

O deputado do PSD/Açores lembrou que o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP, PPM) “não reduziu os impostos e o diferencial fiscal pensando na inflação, mas fruto de um compromisso eleitoral e acordos de incidência parlamentar, que coincide com um período de necessidade das famílias e empresas”.

O parlamentar social-democrata deposita confiança no Governo no encontro de implementação de medidas adicionais.

“Este Governo na sua coerência, havendo necessidade de medidas alternativas, irá implementá-las. Mas aquilo que aconteceu até agora foi positivo para a economia dos Açores, bem como para as famílias e empresas no sentido de minorar os efeitos negativos da inflação”, concluiu António Vasco Viveiros.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.