O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou hoje o “crescimento económico contínuo” da Região com o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, o que revela um “novo futuro” de “prosperidade e ambição” para os açorianos.
O parlamentar social-democrata, que falava na declaração política em que traçou o cenário em que a Região se encontra desde que o Governo liderado por José Manuel Bolieiro assumiu funções, salientou que a economia dos Açores “está a crescer há 34 meses consecutivos”.
“É, hoje, claro e evidente que os Açores apresentam uma economia pujante e em crescimento contínuo: o PIB per capita dos Açores, no que se refere à convergência com o país, é o melhor desde 2016, e, no que se refere à convergência com a União Europeia, o melhor dos últimos 11 anos”, apontou.
A mesma evolução verifica-se ao nível do “Indicador de Consumo Privado, que cresce há 36 meses consecutivos”, acrescentou o líder da bancada do PSD/Açores.
Daí a importância de prosseguir com o trabalho realizado, “para que os vários setores de atividade cresçam, se fortaleçam e apresentem bons resultados”, disse.
Para João Bruto da Costa, “este crescimento económico contínuo é fruto do empenho dos trabalhadores e dos empresários açorianos, das medidas do Governo Regional dos Açores, liderado por José Manuel Bolieiro, e do período de estabilidade política que a Região atravessa”.
Este é, a seu ver, “o novo futuro do Açores que, já é presente, de prosperidade e ambição, numa verdadeira aliança com o povo açoriano, que o reconhece no seu dia-a-dia”, vincou.
“Os açorianos reconhecem o resultado das boas políticas do Governo quando veem o crescimento contínuo na sua remuneração mensal, que cresce há mais de 30 meses consecutivos, como demonstram os dados sobre a remuneração bruta mensal média por trabalhador do Serviço Regional de Estatística”, indicou a título de exemplo.
Estes são exemplos que se multiplicam, como “a maior população ativa da história da Autonomia e o desemprego que se mantém em níveis residuais, com o número mais baixo de desempregados inscritos dos últimos 15 anos”.
Os Açores registam, igualmente, “o número mais baixo de pessoas em programas ocupacionais dos últimos 10 anos e o número mais baixo de beneficiários do Rendimento Social de Inserção dos últimos 20 anos”, frisou o social-democrata.
A estes indicadores somam-se os recordes a nível do Turismo, prosseguiu João Bruto da Costa, desde “os mais de 251 mil passageiros desembarcados em junho, ao maior crescimento de dormidas no país em abril, por comparação ao mês homólogo”, a par das reservas nos hotéis nos Açores acima dos 70%, no verão.
O líder parlamentar do PSD/Açores destacou, assim, o Turismo como um “setor com efeitos multiplicadores a várias áreas de atividade, como a restauração, atividades marítimo-turísticas, aos setores primários, o comércio, a indústria e outros serviços”.
Em suma, “o novo futuro dos Açores” assenta “no crescimento económico contínuo”, a partir da “aliança do Governo de José Manuel Bolieiro com os açorianos”, concluiu João Bruto da Costa.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU