
O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado destacou hoje o “crescimento da economia que se verifica há 49 meses consecutivos”, fruto das políticas desenvolvidas pelo Governo Regional liderado José Manuel Bolieiro.
Joaquim Machado manifesta assim a sua satisfação perante os dados publicados segunda-feira pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), com o indicador da atividade económica a registar um aumento de 1,8%, o indicador do consumo privado a apontar um acréscimo de 5,4%, a par da remuneração bruta total média por trabalhador.
Para o parlamentar social-democrata, tais referências demonstram o “bom desempenho da economia da Região”, sendo que a política de redução de impostos “se reflete rendimento dos açorianos, no consumo privado e na própria atividade económica”, ao contrário do que sucedeu com os governos socialistas.
De acordo com o SREA, em junho de 2025, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador aumentou 7,3%, passando de 1.611 euros em junho de 2024, para 1.729 euros um ano depois, nos vários setores de atividade económica.
No mesmo período, o índice de atividade económica apresentou um aumento de 1,8% face o mês homólogo do ano anterior, com maior intensidade nos setores de produtos lácteos e gado abatido.
Quanto ao crescimento de 5,4% do indicador do consumo privado, assiste-se a uma maior intensidade nos pagamentos de serviços em caixas automáticos e no transporte aéreo de passageiros.
O deputado do PSD/Açores lembra que “o desemprego nos Açores atingiu mínimos históricos com uma taxa a atingir os 3,9%, só equiparável ao registado em setembro de 2007”.
Ou seja, o estado geral da economia dos Açores revela, desta forma, “a eficácia da estratégia integrada promovida pelo Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






