ÚLTIMAS

AÇORES | PSD confiante nos indicadores económicos na Região

©Hugo Moreira
500views

 O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores António Vasco Viveiros afirmou hoje estar “confiante em relação ao comportamento da atividade económica na Região”.

O deputado falava no debate de urgência sobre o investimento público nos Açores, na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.

Segundo António Vasco Viveiros, “os indicadores do ponto de vista económico disponíveis, como o crescimento do turismo, a valorização dos produtos de laticínios e das pescas, tudo isso são dados que nos levam a essa expetativa”, apontou.

A somar, o dirigente da bancada parlamentar saudou o anúncio pelo secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública relativamente aos vários fundos europeus que permitirão a alocação de 500 milhões de euros no setor privado da Região nos próximos anos.

Para o deputado do PSD/Açores, “em matéria de futuro, deixa claramente uma palavra muito positiva, quer no que toca ao investimento público, quer nos apoios às empresas privadas”, reforçou.

António Vasco Viveiros recordou a “expetativa de reforço do crescimento do PIB nos Açores permitindo a convergência económica”.

Em relação à taxa de execução do PO 2020, congratulou-se com a informação disponibilizada pelo Governo Regional salientando que as “perspetivas são muito positivas até ao final do ano, muito próximas de 100%”.

Quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência e ao Programa 2030, acredita que se “se atinjam as execuções compatíveis com as verbas disponíveis”, salvaguardou.

O parlamentar social-democrata não deixou de criticar, por fim, “a grave falta de investimento nos Açores por parte do Governo da República que se verificou ao nível do adiamento da construção do novo Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, a degradação dos serviços periféricos e a falta de investimento na Universidade dos Açores”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.