
O Grupo Parlamentar do PSD/Açores aprovou esta quinta-feira a realização de uma auditoria do Tribunal de Contas ao cumprimento do Plano de Reestruturação e às Contas do Grupo SATA entre 2020 e 2024.
Segundo o deputado social-democrata Paulo Simões, “votamos favoravelmente esta auditoria porque todas as empresas públicas são escrutináveis e, em caso de dúvidas, devem ser escrutinadas, tal como aconteceu com o relatório de 2013 a 2019, que mostrou a triste realidade do Grupo SATA”, lembrou.
“A situação da SATA preocupa-nos a todos, não é um exclusivo do PS, do PSD, dos restantes partidos, é uma realidade que preocupa a sociedade, daí aprovarmos a auditoria proposta”, referiu.
Para Paulo Simões, “entende-se que a oposição fale agora da expetativa de
um resultado próximo de zero nas contas da SATA, mas relembro que no passado os governos socialistas, e Francisco César, depois da saída de Luís Parreirão, também falavam num resultado expectável próximo do zero, e isso não aconteceu”.
Sobre a atual situação da empresa, o deputado do PSD/Açores considera que “as justificações de mau tempo e de intempéries, são argumentos válidos. Tão válidos hoje como foram no passado quando usados pelas administrações e pelos governos do PS”, explicou.
Recorde-se que, ainda ontem o social-democrata destacou o bom trabalho que tem vindo a ser feito pelo Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM na consolidação da SATA, “que contrasta com os fracassos e as reestruturações mal conseguidas dos vários executivos socialistas, no passado”, avançou.
Paulo Simões interveio durante um debate sobre a situação financeira e a viabilidade da companhia aérea regional, que também visou o processo de privatização da Azores Airlines, onde afirmou que “este Governo tem vindo a melhorar, de facto, as contas da SATA”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






