Berto Messias condenou a postura de vitimização do Vice-Presidente do Governo Regional que, apoiado pelos partidos do PSD/CDS-PP/PPM, tenta incutir a ideia “de que com o chumbo do Orçamento para 2024 poderão estar em causa algumas das respostas sociais na Região”.
“Isso é mentira”, defendeu, este sábado, o Vice-Presidente do PS/Açores, para lamentar “a postura de propaganda, chantagem e vitimização que Artur Lima tenta instalar, sobretudo, entre os mais idosos”.
“Afirmar que com o chumbo do Orçamento o alargamento do programa ‘Novos Idosos’ ficará em causa é um perfeito disparate, que só pode vir de quem desconhece a realidade ou, então, de quem quer promover terrorismo eleitoral, numa clara tentativa de ocultar a incompetência governativa de um executivo a que pertence”, afirmou o socialista.
Para Berto Messias, importa esclarecer “que não é por o Orçamento ter sido chumbado que os apoios sociais, como por exemplo o programa ‘Novos Idosos’, acabará”.
“Em primeiro lugar porque nada obriga a que esses aumentos só possam ser previstos no Orçamento e, em segundo, porque quando este Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM tomou posse, o Orçamento só foi aprovado em maio de 2021, entrando em execução em junho desse ano, mas, mesmo assim, os apoios sociais foram reforçados e pagos desde o início de janeiro do mesmo ano”, reforçou.
Conforme defende o dirigente socialista, o Vice-Presidente do Governo, “em vez de semear a preocupação entre os mais idosos”, devia estar antes preocupado com o retrocesso de vários indicadores sociais que, após anos de crescimento com os Governos da responsabilidade do Partido Socialista, “voltou, agora, a colocar a Região entre as mais pobres do país”, acrescentou.
Para Berto Messias, o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM é o único culpado pela crise política gerada na Região com o chumbo do Orçamento para 2024, que, numa reveladora “falta de capacidade de diálogo com os seus parceiros da coligação, não conseguiu manter o acordo firmado em 2020 para formar Governo”, concluiu o Vice-Presidente do PS/Açores, Berto Messias.
PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU