AÇORES | PS. “Inoperância do Governo Regional prejudica atividade económica no grupo ocidental”
Lubélio Mendonça defendeu esta sexta-feira a necessidade de o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, ativar, o “mais rapidamente possível”, o Fundopesca, “no sentido de atribuir uma compensação salarial aos pescadores da ilha do Corvo que se encontram impedidos de sair para o mar e exercer a sua atividade”.
Para o deputado socialista eleito pela ilha do Corvo, os estragos provocados pela passagem da depressão Óscar poderiam ter sido evitados na sua grande maioria se “este não fosse um Governo Regional marcado pela inoperância e incompetência”.
“Tomámos hoje conhecimento de que a Portos dos Açores foi contactada, atempadamente, por um operador local de cargas e descargas, na noite em que a agitação marítima se começou a intensificar. Sabemos que este operador, enquanto transportava os seus bens para um local seguro, contactou a Portos dos Açores para que fizesse o mesmo com o material que se encontrava no Porto da Casa e que era da sua responsabilidade, situação que não se veio a verificar”, acabando por arrastar para o mar três contentores e uma flat, denunciou o socialista.
O parlamentar, que falava à margem de uma visita, esta manhã, ao cais do Porto da Casa, destacava, assim, a inoperância do Governo Regional que levou ao encerramento do Porto da Casa, mas, também, a incompetência e falta de celeridade na resolução do problema.
“O Governo Regional anunciou já ter mobilizado uma equipa de mergulhadores que no sábado, 10 de junho, irá proceder a uma vistoria ao acesso e interior do Porto da Casa. Ora, porque é necessário aguardar tantos dias quando temos, aqui ao lado na ilha das Flores, mergulhadores certificados que podem chegar mais rapidamente à ilha do Corvo e assim iniciar rapidamente a vistoria, sem prejudicar, ainda mais, os pescadores locais”, considerou.
“Devido à inoperância do Governo Regional, o abastecimento de mercadorias à ilha pode ficar condicionado, bem como a saída de produtos, por via marítima, o que poderá prejudicar a atividade económica da ilha”, considerou ainda o socialista.
Na ocasião, Lubélio Mendonça reforçou a posição do Partido Socialista: “estamos, como sempre estivemos, ao lado dos pescadores, ao lado de profissionais que se encontram revoltados por não poder exercer a sua atividade, devido a mais uma evidente incompetência do Governo Regional”.
A esse propósito, o parlamentar socialista defendeu a necessidade urgente de que seja ativado o Fundopesca, “no sentido de pagar aos pescadores as perdas totais que estes estão a ter nos seus rendimentos”.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU