ÚLTIMAS

AÇORES | PS exige solução do Governo Regional para as dezenas de pessoas retidas no Corvo

356views

O Grupo Parlamentar do PS exigiu esta quarta-feira ao Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) uma solução para o isolamento a que a ilha do Corvo está sujeita desde o passado domingo.

Lubélio Mendonça, deputado socialista eleito por aquela ilha considerou “inaceitável” que “dezenas de passageiros se encontrem retidos no Corvo, no Faial e em São Miguel, há cerca de uma semana”, sem opções para seguirem as suas viagens.

Na raíz do problema está a indisponibilidade das duas aeronaves Dash Q-200 ao serviço da SATA Air Açores, as únicas capazes de operar no aeródromo daquela ilha, uma por motivo de avaria, outra porque se encontra fora do país, em manutenção.

“A mobilidade dos Açorianos e de bens entre ilhas é fundamental para o desenvolvimento sócio económico das nossas ilhas e o que passa na ilha do Corvo revela uma péssima gestão que põe a nu a clara falta de soluções deste Governo aquando ocorrências desta natureza”, frisou Lubélio Mendonça.

O parlamentar socialista realçou que o Governo Regional “tem de encontrar uma alternativa para esta situação” ou, no mínimo, procurar “mitigar o problema e demonstrar que está na busca de soluções”.

“No imediato importa resolver esta situação, mas é muito importante que, no futuro, o Governo Regional não permita que situações destas venham a repetir-se, prejudicando a ilha do Corvo”, apontou o deputado do PS.

Lubélio Mendonça avançou que o Grupo Parlamentar do PS entregará, no imediato, um requerimento ao Governo Regional no Parlamento dos Açores a questionar o Executivo sobre o que pretende fazer para normalizar esta situação e, também, se irá diligenciar um plano para que situações destas fiquem salvaguardadas, no futuro.

“O que se exige ao Governo Regional e aos partidos que o suportam (PSD/CDS/PPM) são soluções efetivas e rápidas para o problema. Não notas de imprensa compostas por assessores pagos a peso de ouro”, finalizou o deputado socialista eleito pela ilha do Corvo, Lubélio Mendonça.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.