ÚLTIMAS

AÇORES | PS denuncia sucessivos incumprimentos nos transportes para a ilha do Corvo

102views

O Partido Socialista dos Açores, através do deputado Lubelio Mendonça, recorda que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a denunciar sucessivos incumprimentos nos transportes marítimos e aéreos para a ilha do Corvo, alertando repetidamente para o risco de isolamento da população e para os prejuízos causados à economia local.

“As recentes declarações do PPM, divulgadas pela comunicação social, confirmam aquilo que o PS/Açores tem afirmado de forma consistente: o sistema de abastecimento e de transportes do Corvo falha de forma recorrente e carece de decisões políticas firmes e responsáveis”, afirmou o deputado.

O que causa estranheza, continuou, “é que esse reconhecimento surja apenas umas semanas depois de o PPM ter votado contra, em plenário, uma proposta do PS/Açores para reforçar as viagens dos navios ao Grupo Ocidental, uma solução concreta, imediata e orientada para resolver o problema”.

De acordo com o deputado, “o PS/Açores não fala agora, nem por oportunismo”. Fê-lo em dezembro de 2021, quando denunciou cancelamentos sucessivos nas ligações marítimas de passageiros. Voltou a fazê-lo em 2022, perante falhas graves na descarga de mercadorias, atrasos no transporte de gado vivo e prejuízos diretos para os produtores locais. Em 2024 e 2025, alertou novamente para dificuldades no escoamento do pescado, para a insuficiência da carga aérea e para o risco permanente de isolamento da ilha.

Lubelio Mendonça exigiu igualmente soluções urgentes para o escoamento do pescado fresco da ilha por via aérea, alertando para a desvalorização do produto provocada pela perda de frescura, e criticou a insuficiente capacidade de carga aérea e a inexistência de voos extraordinários que permitam escoar o pescado retido no Corvo, sublinhando ainda que a mobilidade dos corvinos continua permanentemente em risco, como ficou bem patente nas sucessivas situações de isolamento da ilha registadas nos últimos tempos.

Perante este historial, Lubelio Mendonça considera ser politicamente inaceitável que o PPM, enquanto partido integrante do Governo Regional, tente agora desviar responsabilidades, apontando culpas individuais ao comandante de um navio. A responsabilidade é política e é do Governo Regional dos Açores, que tem o dever de garantir serviços de transporte regulares, fiáveis e ajustados às especificidades da ilha mais pequena da Região.

Mais grave ainda é o silêncio absoluto do Governo Regional perante esta situação. Não há explicações, não há soluções apresentadas, não há respostas às populações. “A ilha do Corvo não pode continuar abandonada, sem investimento, sem planeamento e sem respeito pela sua população”, diz o socialista.

“Não há memória, na história da nossa autonomia, de termos um Governo que tenha abandonado a ilha do Corvo desta forma, com tão pouco investimento e sem capacidade para resolver problemas estruturais relacionados com transportes essenciais”, sublinha o deputado.

O PS/Açores reafirma a sua exigência de medidas concretas e eficazes por parte do Governo Regional para garantir a regularidade e qualidade dos transportes marítimos e aéreos para a ilha do Corvo. “Não podemos aceitar que os corvinos continuem a ser tratados como cidadãos de segunda. É tempo de colocar fim à negligência e assumir que a coesão territorial é um direito, não uma promessa vazia”, concluiu Lubelio Mendonça.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.