ÚLTIMAS

AÇORES | Protocoladas mais 444 vagas na resposta de creche

© Governo dos Açores
534views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje que serão protocoladas mais 444 vagas na resposta de creche para fazer face ao início do ano letivo 2023/2024 nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria.

“É um reforço significativo da oferta disponível”, que permite uma “redução de 53% na lista de espera regional”, referiu Artur Lima.

Das 444 vagas já protocoladas ou a protocolar com IPSS da Região, 228 são na ilha de São Miguel, 138 na ilha Terceira, 44 no Faial, 30 no Pico e quatro em Santa Maria.

“Estas novas vagas configuram um aumento do investimento global do Governo dos Açores na ordem dos 905 mil euros até ao final de 2023 e de 2,7 milhões euros durante o ano de 2024”, avançou.

“Entendemos que este reforço de vagas, em cooperação com o setor social, dará um contributo muito positivo e relevante para responder à procura por parte das famílias”, afirmou.

O responsável pela área da solidariedade social mencionou ainda que “ao nível da construção e requalificação de equipamentos sociais na área da infância” estão previstos “nove investimentos custeados por fundos comunitários”.

Abordando o trabalho realizado ao longo da legislatura na área do acolhimento na primeira infância, o Vice-Presidente do Governo lembrou que a “gratuitidade das creches e amas” só se tornou possível com o XIII Governo dos Açores.

“Foi com este Governo que a gratuidade das creches e das amas se tornou possível, o que permitiu contemplar mais de três mil crianças e incentivar a poupança familiar de valores até 250 euros por mês”, realçou.

Todavia, esta medida representou um “desafio suplementar para o sistema da Segurança Social, para as IPSS e Misericórdias e para o próprio Governo”, dada a “procura acrescida das famílias”.

Desde o início da legislatura até final de 2022, já foram protocoladas perto de 170 novos lugares em creche, que se juntam às 444 vagas agora anunciadas.

No total, a Vice-Presidência do Governo já protocolou mais de 600 vagas para a resposta de creche na Região Autónoma dos Açores.

No entanto, Artur Lima insistiu que “é preciso convocar toda a capacidade instalada que possa existir”, tendo anunciado que está a ser preparada uma “iniciativa legislativa que visa a criação de apoios destinados a entidades privadas que desenvolvam respostas sociais”.

“O objetivo será rentabilizar os seus meios e a capacidade que têm instalada, colocando-a, se necessário, ao serviço do sistema da segurança social”, concretizou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.