ÚLTIMAS

AÇORES | Presidente Luís Garcia sensibiliza homólogos europeus para  importância do papel do Parlamento na construção da Autonomia

286views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís  Garcia, sensibilizou ontem, em Bruxelas, os seus homólogos europeus para a importância de  uma “melhor compreensão do papel do Parlamento regional na construção e desenvolvimento  da Autonomia Regional”. 

Falando no Parlamento da Região de Bruxelas-Capital, durante a Cerimónia dos Prémios  CALRE “Estrelas da Europa”, o Presidente Luís Garcia apresentou a candidatura do Museu do  Parlamento dos Açores, apresentada pela ALRAA, sublinhando que o projeto “visa contribuir  para a valorização e fortalecimento da identidade açoriana, bem como dos valores  democráticos”. 

Perante os membros da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa, o Presidente Luís Garcia apresentou os principais objetivos do Museu do Parlamento dos Açores,  inaugurado em julho deste ano, num edifício histórico da cidade da Horta, sublinhando a sua  importância pedagógica para a comunidade. 

Ao “preservar e criar a memória da nossa Autonomia”, o Museu do Parlamento permite também  “fazer pedagogia sobre autonomia e sobre a sua evolução junto das gerações mais jovens”,  afirmou o Presidente Luís Garcia, sublinhando que estas “precisam conhecer bem como  funcionaram todas as suas etapas, para serem elas próprias conhecedoras do processo  autonómico e possam defender esta autonomia como a melhor ferramenta para o nosso  desenvolvimento social e económico”. 

O Presidente do Parlamento açoriano apresentou também os principais espaços do Museu,  dotados de um acervo que proporciona aos visitantes uma viagem pela história açoriana, pelo papel desempenhado pela ALRAA na construção e progresso da Autonomia Regional, dando  também a conhecer o funcionamento e a atividade desenvolvida na Assembleia Legislativa. 

O Presidente Luís Garcia terminou a sua apresentação endereçando um convite aos  representantes da CALRE ali presentes para visitarem o Museu do Parlamento dos Açores e  ajudarem a divulgar o novo projeto museológico entre os seus pares. 

Durante a cerimónia, foram entregues os galardões da CALRE aos primeiros classificados da  edição deste ano, tendo o Prémio da Comissão Permanente sido atribuído à iniciativa “Debate  Europa”, da Assembleia da Estremadura, e o Prémio da Assembleia Plenária atribuído ao  projeto “Dreier-Landtag/La seduta congiunta”, do Parlamento Estadual Tirolês.  

Já o Prémio do Público foi conquistado pelo “Projeto Europa Lombardia Autoridades Locais  21-27”, do Conselho Regional da Lombardia, tendo o Museu do Parlamento dos Açores ficado  em segundo lugar, a escassos quatro votos de diferença. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.