AÇORES | Presidente Luís Garcia apela à participação cívica dos açorianos na defesa da democracia
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou ontem, na cidade da Horta, à participação e responsabilidade cívica dos açorianos na defesa e fortalecimento dos valores democráticos.
“Tenho vindo a convocar os açorianos para diversos desafios. Hoje lanço-lhes o de uma maior participação cívica, no sentido de contribuirmos para uma melhor reputação das instituições democráticas e autonómicas”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa acrescentando que “só assim estaremos a fortalecer e a consolidar a democracia”.
No discurso proferido na sessão de lançamento do livro “50 Anos de Abril – Democracia & Autonomia”, que teve lugar no final da tarde de ontem no Museu do Parlamento, o Presidente da ALRAA evidenciou as conquistas e o progresso alcançado com a Revolução do 25 de Abril de 1974 reconhecendo, na ocasião, as suas preocupações quanto ao descrédito da população perante as instituições políticas.
“A verdade é que as nossas instituições não vivem os melhores dias. Como referi no contributo que dei para este livro, o mau funcionamento da justiça, o comportamento inadequado de muitos agentes políticos e os níveis de corrupção enfraquecem a democracia e as suas instituições”, sublinhou o Presidente Luís Garcia, deixando o apelo a uma reflexão coletiva profunda sobre possíveis soluções que sirvam “o propósito de melhorar a Democracia e a Autonomia”.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano destacou as comemorações do cinquentenário do 25 de Abril para homenagear “todos os que, com coragem, planearam e concretizaram a Revolução”, que abriu o caminho à Autonomia dos Açores, defendendo ser “tempo para ensinar às gerações mais novas o que foi e que importância teve – e tem – aquela madrugada para Portugal e para todos os portugueses”, incentivando-as “a cultivar e consolidar” os valores da democracia e da liberdade.
Na sua intervenção o Presidente da Assembleia Legislativa agradeceu o contributo do antigo Deputado à ALRAA e organizador do livro, José Andrade, “que é desde há vários anos, o editor da nossa memória coletiva” enaltecendo o trabalho que tem desenvolvido “em prol do registo e da consolidação do nosso percurso autonómico”.
A obra, editada pela Letras Lavadas, reúne testemunhos sobre o 25 de Abril dos antigos e atuais presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e do Governo Regional ao longo desde 1976.
ALRAA/RÁDIOILHÉU