ÚLTIMAS

AÇORES | Presidente do Governo lembra papel dos jornalistas como mediadores da realidade

© Governo dos Açores | Foto: MM
442views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou ontem, no encerramento do I Congresso dos Jornalistas dos Açores, o papel que o setor representa como mediador da realidade, missão que “enaltece e valorizar a democracia, a pluralidade, a liberdade de expressão e o pensamento.

Falando no encerramento do encontro, na Aula Magna da Universidade dos Açores, José Manuel Bolieiro sublinhou que o “escrutínio democrático” por via do jornalismo “é bem-vindo, saudável, e deve ser feito com rigor e capacidade cultural de gerar conhecimento”.

“É com emotividade e orgulho que aqui estou”, prosseguiu o governante, elogiando o sucesso da iniciativa e lembrando Mário Mesquita, falecido no ano passado e homenageado pela organização do Congresso.

“Há aqui um sentimento de confiança, liberdade, sem condicionamentos, autocrítica e uma forma proponente de pensar o jornalismo, com o compromisso da sociedade”, declarou ainda o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro, que advertiu estar a falar para a classe profissional e não para os titulares de órgãos de comunicação social, reiterou o compromisso do Governo dos Açores em apoiar a formação profissional dos profissionais e declarou querer priorizar, na subvenção pública, a “eliminação da precariedade e a melhoria do rendimento” dos jornalistas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.