AÇORES | Presidente da Assembleia Legislativa apela às novas gerações para que “ajudem a construir a democracia”
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou hoje, aos jovens açorianos para que continuem a construir a democracia e a defender todos os valores conquistados com a Revolução do 25 de Abril de 1974.
“É preciso continuarmos a construir uma melhor democracia, uma melhor liberdade, uma melhor autonomia”, defendeu o Presidente da Assembleia na sessão de abertura da segunda edição da tertúlia “Conversas de Abril”, que teve lugar esta manhã, no Museu do Parlamento, na cidade da Horta, sublinhando que “este é um papel de todos os cidadãos e de todos os jovens”.
Perante três turmas do 9.º e do 12.º ano da Escola Secundária Manuel de Arriaga, o Presidente Luís Garcia, afirmou que “em qualquer circunstância a democracia é melhor do que qualquer ditadura porque permite a cada um de nós melhorá-la todos os dias com os nossos atos e as nossas atitudes”.
A tertúlia de hoje ficou marcada pelo testemunho do faialense, José Medina Garcia, que integrou a coluna militar liderada por Salgueiro Maia, que partiu de Santarém rumo a Lisboa na madrugada de 25 de Abril de 1974, e de Virgínia Vieira, professora primária aposentada, que relatou, na primeira pessoa, as suas vivências em Angola, durante o destacamento do seu marido na Guerra do Ultramar, bem como o exercício da docência, antes e depois da Revolução, na freguesia de Pedro Miguel, na ilha do Faial.
No final do encontro, os estudantes visitaram a exposição permanente do Museu do Parlamento, onde aprofundaram os seus conhecimentos sobre o percurso autonómico da Região, bem como a organização, missão e funcionamento da Assembleia Legislativa.
Recorde-se que as “Conversas de Abril” integram o programa das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril de 1974, organizado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
ALRAA/RÁDIOILHÉU