AÇORES | Presidente da Assembleia Legislativa apela aos jovens a defesa contínua dos direitos e valores do 25 de Abril
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou hoje, aos jovens açorianos para que continuem a defender os direitos e os valores conquistados com a Revolução de 25 de Abril, ressaltando a importância de preservar e fortalecer os princípios que sustentam a sociedade democrática que hoje conhecemos.
“Nós somos responsáveis por manter a liberdade que hoje vivemos e isso só é possível defendendo e denunciando algo que ataca a democracia”, defendeu o Presidente da Assembleia na sessão de abertura da terceira edição da tertúlia “Conversas de Abril”, que teve lugar esta manhã, no Museu do Parlamento, na cidade da Horta, sublinhando que “havia um Portugal antes do 25 de Abril e há um Portugal hoje”.
Perante duas turmas do 9.º ano da Escola Secundária Manuel de Arriaga, o Presidente do Parlamento açoriano, afirmou que “as conquistas do 25 de Abril foram de tal forma importantes que esse legado ainda hoje permanece e, os mais jovens, têm a grande responsabilidade de continuarem a defender esse legado e de o perpetuarem”.
A tertúlia de hoje ficou marcada pelo testemunho do faialense, Carlos Frayão, que relatou, na primeira pessoa, a sua vivência como preso político e ativista, antes e depois da Revolução do 25 de Abril de 1974. Na ocasião, Fátima Dutra Goulart, natural da ilha do Corvo e residente no Faial, partilhou igualmente o seu testemunho sobre a realidade vivida nas ilhas no período que antecedeu a Revolução dos Cravos, sobretudo no que respeita aos direitos e liberdades das mulheres.
No final do encontro, os estudantes visitaram a exposição permanente do Museu do Parlamento, onde aprofundaram os seus conhecimentos sobre o percurso autonómico da Região, bem como a organização, missão e funcionamento da Assembleia Legislativa.
Recorde-se que as “Conversas de Abril” integram o programa das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril de 1974, organizado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
ALRAA/RÁDIOILHÉU