A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas apresentou recentemente, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a agenda “Azores What’s On”, que já alcançou perto de 20 mil ‘downloads’ da aplicação disponibilizada para iOS e Android.
Esta plataforma digital pioneira, que reúne toda a atividade cultural das nove ilhas dos Açores, foi lançada há apenas quatro meses e já publicou um total de cerca de dois mil eventos.
Atualmente, quem consulta a agenda pode encontrar mais de 320 eventos a decorrer em todas as ilhas, distribuídos por 19 categorias, bem como 166 agendados entre março e dezembro de 2024.
A plataforma atesta a atividade cultural açoriana nas suas mais diversas expressões e eleva a natureza humana como fator estratégico determinante na promoção e dinamização do turismo de qualidade que se desenvolve na região.
A “Azores What’s On” promove o arquipélago, as dinâmicas culturais e sociais, o associativismo, o empreendedorismo criativo e todas as iniciativas institucionais.
Este novo instrumento surge na linha do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), uma vez que, além de divulgar os eventos realizados em cada uma das nove ilhas dos Açores, cumpre a sustentabilidade e é um grande contributo para na mitigação da sazonalidade.
Trata-se de uma ferramenta desmaterializada e sustentável, que vem cumprir um dos grandes desígnios do PEMTA, a sustentabilidade.
Como esta agenda apresenta os eventos a decorrer todo o ano e em todas as ilhas, permitindo a quem nos visita programar melhor a sua estadia nos Açores, pode contribuir para mitigar a sazonalidade, outro dos grandes objetivos do PEMTA.
Esta agenda foi criada pela Silêncio Sonoro, associação cultural que venceu o concurso público lançado para o efeito.
A “Azores What’s On”, que é acessível a todos os residentes no arquipélago e a todos os visitantes, une os Açores pela diversidade e impulsiona interação pela proximidade – são 19 as categorias de eventos disponibilizados na agenda cultural, desde a música ao teatro, do desporto aos festivais, da gastronomia à educação, entre outros.
GRA/RÁDIOILHÉU