ÚLTIMAS

AÇORES | Pescas. Trabalho do Governo tem “melhorado as condições de trabalho do setor”

339views


O líder parlamentar do PSD/Açores salientou que “os investimentos criteriosos do atual Governo Regional estão a melhorar, visivelmente, as condições de trabalho dos nossos pescadores, numa ação conjunta que beneficia o setor”.

João Bruto da Costa falava durante uma visita ao Porto de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, onde considerou que o Plano e Orçamento para 2023 “é realista, prevendo mais de 5 milhões de euros para a construção e o melhoramento de infraestruturas de apoio às pescas na Região”.

O social-democrata deu como exemplo o próprio caso de São Mateus da Calheta, “onde o Governo está a proceder à dragagem deste Porto, que não era desassoreado há 20 anos”, sendo que, “no próximo ano, será construído, em São Mateus, um pavilhão destinado à preparação das artes de pesca, num investimento de 200 mil euros”.

“Em suma, são pequenas obras que resolvem grandes problemas, permitindo que, sem empreitadas de grande volume, se melhore a vida dos nossos pescadores, numa realidade mais saudável para o setor”, adiantou.

Para João Bruto da Costa, o Governo da Coligação tem trabalhado “para garantir um presente de bons rendimentos para as pescas, e um futuro de boa gestão, assente nos três pilares que são a sustentabilidade económica, social e dos recursos”, disse.

O líder da bancada parlamentar do PSD/Açores recordou que “este Governo está igualmente a proteger os pescadores açorianos face à crise internacional nos combustíveis, ao reduzir o ISP”.

Assim, “quando um armador açoriano vai atestar a sua embarcação de pesca com capacidade para 4 toneladas de gasóleo, poupa 2 mil e 400 euros face a um armador do continente”, explicou.

“É este um exemplo que refuta as críticas infundadas do PS e de Vasco Cordeiro, que tem assentado em falsidades a sua forma de fazer oposição”, afirmou João Bruto da Costa.

“O Partido Socialista e o Dr. Vasco Cordeiro têm que deixar de mentir, porque não é com mentira que se consegue fazer oposição credível”, disse mesmo o social-democrata, recordando que, “o ano passado falavam [o PS] num buraco de 400 milhões, mas mal foi aprovado o Plano e Orçamento esqueceram tudo isso”, referiu.

“E este ano mentem quando dizem que não há capacidade de endividamento, quando essa é uma opção responsável desta maioria parlamentar, que atende à equidade intergeracional”, assumiu João Bruto da Costa.

“Não queremos deixar para as próximas gerações os encargos das nossas atuais opções, como fizeram os governos do PS. E estamos por isso a pagar 3 mil e 600 milhões de euros de dívidas da sua gestão”.

João Bruto da Costa concluiu dizendo que “os números desmentem as mentiras do Partido Socialista, e comprovam que este Governo Regional está a proteger as famílias e as empresas dos Açores dos efeitos da crise internacional”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.