ÚLTIMAS

AÇORES | Pescas. PSD sublinha coerência das políticas da Coligação para o setor

103views


 
O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores, Paulo Gomes, sublinhou hoje as “opções políticas coerentes” do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM para o setor das Pescas, bem patentes na ação e gestão da empresa pública Lotaçor.
 
“Tem havido uma postura de profunda responsabilidade para com um setor essencial para a nossa Região”, disse o social-democrata, defendendo que, “com bom senso e uma conversação eficaz, este Governo tem conseguido melhorias visíveis nas Pescas, e o papel da Lotaçor é fulcral para essa mudança”.
 
“A Lotaçor foi uma das primeiras empresas públicas criadas nos Açores”, lembrou Paulo Gomes, “e é daquelas que são realmente fundamentais para o setor económico, ao contrário das dezenas de empresas públicas criadas pelos governos socialistas, que visavam tudo, menos servir as pessoas”, afirmou.
 
“Aliás a diferença face ao período entre 1997/2019 é brutal, com este Governo a reduzir em 10 milhões de euros o endividamento bancário da Lotaçor, que em 2019 já ascendia a 31 milhões de euros, e a atual administração a reduzir em 500 mil euros as despesas anuais da empresa”, acrescentou.
 
“Para isso houve que mudar paradigmas, e um deles prende-se com as taxas que, durante todos esses anos, nunca foram pagas pela pesca lúdica ou não-profissional, que contou sempre com benefícios ao nível da varagem, do pagamento de água e luz, e mesmo na utilização de equipamentos”, referiu o deputado.
 
“É imperativo que comecem a pagar as taxas referentes aos serviços prestados, como fazem os pescadores profissionais”, sendo que “isso está a ser negociado entre o governo e o setor, e as conversas continuam sobre esta matéria”, disse também Paulo Gomes, no dia em que se realiza mais um Conselho Regional das Pescas, e quando está agendado novo encontro entre os representantes do setor e o Governo Regional.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.