ÚLTIMAS

AÇORES | Parlamento aprovou proposta do PSD para promover mobilidade laboral.

788views

Foi aprovada ontem em plenário uma proposta do PSD/Açores para “promover a mobilidade laboral e corrigir desequilíbrios do mercado do trabalho nas ilhas mais frágeis, visando combater a desertificação”.
 
O deputado social-democrata Bruno Belo, que defendeu a iniciativa, avançou que assim “será possível fomentar a mobilidade geográfica dos recursos humanos entre as ilhas dos Açores, particularizando as ilhas onde a demografia evidencia maiores fragilidades, a par da dinamização do mercado laboral e da correta inserção socioprofissional”, referiu.
 
Bruno Belo explicou que a medida se destina “a desempregados inscritos na Agência de Qualificação e Emprego e outros residentes desempregados, mas não inscritos nas agências, desde que devidamente comprovada a sua situação de desemprego”.
 
Segundo referiu, “o potencial de crescimento pós-pandémico, e os desafios que se colocam ao nível da promoção da empregabilidade e do ajuste do desequilíbrio demográfico de ativos, tem de merecer uma atenção redobrada do Governo”.
 
Bruno Belo lembrou que o anterior Executivo “ensaiou uma tentativa nesse sentido, mas houve falhas na execução do “Movemprego”, em 2019, sobretudo ao nível da sua divulgação, do período temporal escolhido para a sua execução e a pouca atratividade dos apoios”, disse.
 
Bruno Belo considerou que “esta ação política deve particularizar os territórios dos Açores onde a demografia evidencia maiores fragilidades, visando a dinamização do mercado laboral e a redistribuição geográfica e profissional da mão-de-obra”, frisando que a mobilidade laboral “tem de ser feita de forma voluntária e sempre no respeito por toda a legislação do trabalho.
 
“Estamos a falar de pessoas, estamos a falar de famílias e os seus direitos têm de ser sempre garantidos”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU
 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.