ÚLTIMAS

AÇORES | Parlamento aprova iniciativa da Coligação que reclama novo cabo submarino de telecomunicações

552views

 
O projeto de resolução dos partidos da Coligação – PSD, CDS/PP e PPM – que visa a instalação do novo cabo submarino de telecomunicações entre os Açores e o Continente português, foi aprovado na Assembleia Legislativa Regional.
 
O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado chamou a atenção para a “urgência” no arranque do processo de substituição do cabo submarino de telecomunicações, cujo fim de vida útil da infraestrutura está estimado para 2024.
 
Reconhecendo tratar-se “de um processo moroso, de grande complexidade técnica, onde operam poucas empresas e se verifica uma elevada procura, gerada por novos projetos internacionais de cabos submarinos em desenvolvimento, com os quais iremos competir”, Joaquim Machado alertou para “o atraso verificado no lançamento do concurso público internacional, que coloca em risco todo o sistema de conetividade da Região Autónoma dos Açores”.
 
O parlamentar advertiu para o facto de, “não havendo alternativa às ligações óticas submarinas, em caso de interrupção, haverá uma indisponibilidade total do tráfego dos operadores de telecomunicações que servem a Região, com todos os impactos económicos e sociais daí decorrentes e bem assim no plano da segurança e emergência”.
 
“Podemos ficar sem telefone, telemóvel, televisão, internet, multibanco, sem acesso à cloud, as empresas sem sistema de comunicação e até de faturação, quando baseados em data centers, até pode ficar em risco a informação dos serviços de saúde”, frisou o social-democrata, para quem “os atrasos do Governo da República podem levar-nos a essa situação catastrófica”. 
 
Com a aprovação da iniciativa, “a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores solicita ao Governo da República que tome as diligências necessárias para que, até ao final de 2022, se proceda ao lançamento do concurso público internacional e à respetiva adjudicação”, apelou Joaquim Machado.
 
No projeto de resolução, ressalvou o deputado do PSD/Açores, “é solicitado à Assembleia da República que, durante a discussão na especialidade, sejam incluídas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 as verbas necessárias ao início do processo de instalação do novo cabo submarino de telecomunicações entre os Açores e o Continente”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.