REGIONAL

AÇORES | OTL-J Verão arranca com 2.250 jovens colocados em projetos de 1.064 entidades de todas as ilhas

267views

O programa OTL-J Verão, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, arrancou hoje em todas as ilhas da região. Este ano, foram integrados 2.250 jovens, ou seja, 89% dos inscritos, uma taxa de colocação recorde desde 2015 (68%).

Esta edição do OTL-J envolve, também, 1.064 entidades promotoras de cerca de 800 projetos para ocupação dos jovens nos meses de julho (1.ª fase) ou de agosto (2.ª fase).

Maria João Carreiro sublinha que esta edição “revela bem a preocupação do Governo dos Açores em divulgar e disseminar o programa por todas as ilhas do arquipélago e em assegurar o maior número de oportunidades ao maior número de jovens possível”.

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego observa, ainda, o aumento do número de entidades inscritas (834 em 2021; 1215 em 2022), o que “dá boa nota do contributo das entidades para o esforço do Governo Regional para capacitar os jovens através da educação não formal e complementar à sua formação académica”.

O OTL-J, para jovens com idades entre os 15 e os 24 anos, é uma primeira experiência de integração socioprofissional, através da qual os jovens adquirem competências sociais de relacionamento, responsabilidade e autonomia, além de concorrer para o despiste vocacional que pode ajudar na decisão do seu percurso académico e/ou profissional.

Ambiente e Turismo, Ocupação em Férias e Jovens Ativos são os três subprogramas do OTL-J Verão, sendo que através do subprograma Ocupação em Férias foram integrados 92% dos colocados na edição deste ano do programa, no qual o Governo Regional dos Açores investe cerca de 400 mil euros para benefício dos jovens açorianos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.