ÚLTIMAS

AÇORES | Ordem dos Enfermeiros congratula decisão da região de não alargar vacinação às farmácias

415views

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros congratula  a recente decisão da tutela da saúde de não replicar na região o alargamento do processo  de vacinação às farmácias. 

Em causa está uma portaria nacional que alarga o processo de vacinação às farmácias  comunitárias, permitindo a realização do processo de vacinação por outros profissionais que  não os enfermeiros. Deste modo, a Região Autónoma dos Açores salvaguarda a manutenção  deste processo exclusivamente por enfermeiros que, como sempre, têm garantido de forma  segura e eficaz a vacinação da população.  

Para a Ordem dos Enfermeiros dos Açores, trata-se, portanto, de um reconhecimento do  mérito e capacidade dos enfermeiros para continuar a assumir esta responsabilidade.  

De acordo com o Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores, Enfermeiro Pedro  Soares, “é com grande satisfação que vemos a decisão de confiar a vacinação nos Açores  aos enfermeiros, e não cair no erro que está a acontecer a nível nacional. Esta medida  reconhece o papel fundamental que os enfermeiros desempenham na saúde pública,  destacando a sua competência e capacidade de liderança na administração de vacinas.” 

Segundo Pedro Soares, “os enfermeiros estão preparados para assegurar que a vacinação  seja eficaz e segura, contribuindo assim para a proteção da população açoriana. Não é por  acaso que os Açores têm na sua história as maiores taxas de cobertura vacinal,  principalmente aquelas incluídas no Plano Regional de Vacinação.” 

“A Ordem dos Enfermeiros defende a segurança dos cuidados que prestamos às pessoas,  sempre numa lógica do respeito pelas competências profissionais próprias de cada profissão. Esta medida não só contribuirá para a eficácia da campanha de vacinação, mas efetiva a  segurança, e obviamente temos de congratular o Governo Regional pela sensibilidade neste  processo, onde mais uma vez a nossa população está acautelada da melhor forma”,  acrescentou Pedro Soares.

OEA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.