ÚLTIMAS

AÇORES | Nuno Barata (IL) critica: Governo de coligação cria “rumores” para não pagar a fornecedores

773views

O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, criticou, esta quarta-feira, os “rumores” que se levantam dentro dos departamentos do Governo Regional sempre que não existem formas concretas de resolver problemas, ironizando dizendo que, no que toca “à má gestão”, até já foi criado um hashtag nos Açores – #aculpaedobarata.

Num debate parlamentar sobre serviços públicos essenciais, Nuno Barata apontou falhas, particularmente ao nível dos serviços de saúde e educação, dizendo que “as escolas estão sem papel” ou “as unidades de saúde sem pagar aos fornecedores de medicamentos”, não por culpa da IL, mas “por conta da incompetência e má gestão” deste Governo de coligação PSD/CDS/PPM.

“As falhas em alguns dos serviços, quer na saúde, quer na educação, têm sido muitas vezes justificadas com um hashtag que existe agora por aí nas redes sociais – #aculpaedobarata. Este hashtag nasceu à conta dos rumores, dentro das secretarias regionais. Esses rumores são uma coisa que já era muito utilizada pelo vetusto PSD amaralista e que foi transposta agora para este novo PSD. São rumores do mais inusitado que possamos imaginar, mas o maior rumor de todos é quando um fornecedor liga para uma secretaria regional a perguntar quando é que vai receber, e responde-se a este fornecedor dizendo que a culpa é do Barata. Depois os fornecedores ligam-me a perguntar porque é que o Barata não quer que se pague e eu tenho de dizer que a culpa não é do Barata”, disse o parlamentar liberal. 

Lamentando que “rumores” sejam uma prática para tentar desculpar o injustificável, Nuno Barata deixou um apelo às titulares das pastas da educação e saúde: “Exorto às Senhoras Secretárias Regionais da Educação e da Saúde a dizerem aos Açorianos se a falta de papel nas escolas e os atrasos nos pagamentos aos fornecedores de medicamentos por parte das unidades de saúde são culpa do Barata? É que nada disso é culpa do Barata! A culpa é das opções financeiras erradas deste Governo Regional”.

Para o Deputado e Dirigente Regional da Iniciativa Liberal, “as opções pelos atrasos aos pagamentos da farmácias ou à falta de material nas escolas não tem que ver com o que está ou não no Orçamento da Região”, antes “tem que ver com as opções erradas desta coligação”, exemplificando que “não há dinheiro para pagar medicamentos ou para as escolas terem condições mínimas de funcionamento, mas há dinheiro para se fazerem contratos de cooperação com algumas câmaras municipais para ganhar eleições. Há dinheiro para dar a algumas câmaras para se fazerem obras para se ganhar eleições, mas não há dinheiro para pagar aos fornecedores de serviços de saúde e educação. Tudo isto tem que ver com as opções erradas de como gastar o dinheiro”, criticou o liberal.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.