ÚLTIMAS

AÇORES | Novo Conselho de Administração da Atlânticoline, S.A. já tomou posse

627views

Decorreu, na tarde da passada terça-feira, 30 de maio, a Assembleia Geral da Atlânticoline, S.A. que  determinou a nomeação do novo Conselho de Administração da empresa. 

De acordo com o que já tinha sido anunciado pelo Governo Regional, Francisco Bettencourt, vogal  executivo desde março de 2022, passa a assumir as funções de presidente do Conselho de  Administração.  

Isabel Dutra foi nomeada vogal executiva. Licenciada em Economia, com uma pós-graduação em  Gestão e Coordenação da Formação, Isabel Dutra vinha, desde setembro passado, a coordenar a  Rede Integrada de Apoio ao Empresário no Faial. Antes disso, foi coordenadora da Agência da  Juventude, Emprego, Comércio, Indústria e Artesanato do Faial, e esteve vários anos ao serviço da  Câmara do Comércio e Indústria da Horta, onde coordenou o gabinete técnico de análise de projetos  de investimento e o gabinete de formação, tendo assumido, a dada altura, a coordenação geral dos  serviços da instituição. 

Como vogal não executivo mantém-se o Comandante César Cruz.  

O mandato que agora se inicia termina no final do ano de 2026. Como objetivos principais para este  período, Francisco Bettencourt determinou o cumprimento do contrato de Obrigações de Serviço  Púbico em vigor e a garantia do equilíbrio financeiro da empresa e estabilização dos resultados  anuais. O novo presidente aposta em promover a atividade da Atlânticoline com base na  previsibilidade, em função do planeamento previsional e de objetivos anuais mensuráveis, que  permitam o contínuo acompanhamento, avaliação, análise de desvios e correção ou a introdução de  planos de contingência perante imprevistos, ou sempre que as premissas e o contexto sofram  alterações.  

Francisco Bettencourt destaca a importância de manter a frota própria da Atlânticoline certificada,  dando continuidade à aposta na manutenção programada e preventiva, de forma a minimizar os períodos de imobilização. Ainda no que diz respeito à frota, o novo Conselho de Administração aposta  na descarbonização através da construção de navios elétricos. 

Ainda para o mandato que agora se inicia, Francisco Bettencourt quer continuar a promover a  transição digital através da aposta no desenvolvimento dos softwares da empresa e garantir um  quadro de pessoal estável e capacitado para as particularidades e necessidades da atividade  marítima, antecipando futuras necessidades de recrutamento. 

Este Conselho de Administração terá como desafio imediato a época alta 2023, com a entrada das  linhas sazonais e a intensificação das viagens nas linhas regulares, já em junho.

ATLANTICOLINE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.