Decorreu, na tarde da passada terça-feira, 30 de maio, a Assembleia Geral da Atlânticoline, S.A. que determinou a nomeação do novo Conselho de Administração da empresa.
De acordo com o que já tinha sido anunciado pelo Governo Regional, Francisco Bettencourt, vogal executivo desde março de 2022, passa a assumir as funções de presidente do Conselho de Administração.
Isabel Dutra foi nomeada vogal executiva. Licenciada em Economia, com uma pós-graduação em Gestão e Coordenação da Formação, Isabel Dutra vinha, desde setembro passado, a coordenar a Rede Integrada de Apoio ao Empresário no Faial. Antes disso, foi coordenadora da Agência da Juventude, Emprego, Comércio, Indústria e Artesanato do Faial, e esteve vários anos ao serviço da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, onde coordenou o gabinete técnico de análise de projetos de investimento e o gabinete de formação, tendo assumido, a dada altura, a coordenação geral dos serviços da instituição.
Como vogal não executivo mantém-se o Comandante César Cruz.
O mandato que agora se inicia termina no final do ano de 2026. Como objetivos principais para este período, Francisco Bettencourt determinou o cumprimento do contrato de Obrigações de Serviço Púbico em vigor e a garantia do equilíbrio financeiro da empresa e estabilização dos resultados anuais. O novo presidente aposta em promover a atividade da Atlânticoline com base na previsibilidade, em função do planeamento previsional e de objetivos anuais mensuráveis, que permitam o contínuo acompanhamento, avaliação, análise de desvios e correção ou a introdução de planos de contingência perante imprevistos, ou sempre que as premissas e o contexto sofram alterações.
Francisco Bettencourt destaca a importância de manter a frota própria da Atlânticoline certificada, dando continuidade à aposta na manutenção programada e preventiva, de forma a minimizar os períodos de imobilização. Ainda no que diz respeito à frota, o novo Conselho de Administração aposta na descarbonização através da construção de navios elétricos.
Ainda para o mandato que agora se inicia, Francisco Bettencourt quer continuar a promover a transição digital através da aposta no desenvolvimento dos softwares da empresa e garantir um quadro de pessoal estável e capacitado para as particularidades e necessidades da atividade marítima, antecipando futuras necessidades de recrutamento.
Este Conselho de Administração terá como desafio imediato a época alta 2023, com a entrada das linhas sazonais e a intensificação das viagens nas linhas regulares, já em junho.
ATLANTICOLINE/RÁDIOILHÉU