ÚLTIMAS

AÇORES | Néveda Ent., editora açoriana presente na cidade capital da União Europeia

382views

No passado domingo, a editora Néveda Ent ganhou uma nova casa fora de Portugal. “La petite portugaise” é uma livraria e ponto de encontro de interesse pela língua e pela cultura portuguesa localizada no centro de Bruxelas, na Bélgica. 

“É um local para partilhar experiências, trocar ideias e opiniões”, diz Susana Platt, uma das encarregadas do projeto, acrescentando no evento de apresentação da editora açoriana que “foi um prazer conhecer Terry Costa e descobrir o seu trabalho que contribui tanto para a divulgação da cultura dos Açores.”

“La petite portugaise” a partir desta data é a casa oficial da Néveda Ent na capital da Europa, a uns passos do Parlamento Europeu. “Não só os nossos livros ilustrados ficam disponíveis nesta casa, como pretendemos construir programação a ser apresentada aqui no futuro,” adiciona Terry Costa, o fundador de Néveda Ent e diretor artístico da MiratecArts que gere o desenvolvimento dos livros desde a história, com os autores, e o processo de ilustração, com ilustradores. “Além das aventuras da Néveda, desejamos publicar mais histórias oriundas das ilhas açorianas, assim como projetos de outras culturas que têm conexão com o conceito de ilha, arquipélago, ou similaridades culturais.” 

Os livros de Néveda Ent estão disponíveis em várias livrarias em Portugal, e na loja Saudade Toronto, na província de Ontário, no Canadá. “La Petite Portugaise” é a segunda casa, fora de Portugal, para a editora. 

A digressão de promoção com o livro “Néveda nos Açores” continua esta semana, com o seu autor Terry Costa, pelas cidades capitais da cultura europeia de 2023: Veszprem na Hungria e Timisoara na Roménia. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.