O Museu do Pico acolhe, no próximo dia 12 de abril, pelas 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o lançamento do volume “O CICLO DA BALEIA”, obra que reúne três romances de Dias de Melo.
Pela primeira vez, e em satisfação de um antigo desejo do Autor, editam-se os romances Mar Rubro (1958), Pedras Negras (1964) e Mar pela Proa (1976), que constituem uma trilogia tendo como temática a epopeia da caça à baleia. A edição conjunta destes romances foi coordenada por Luiz Fagundes Duarte, filólogo e Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa.
Partindo da realidade socioeconómica da ilha do Pico na transição do século XIX para o século XX, e até ao fim da caça à baleia nos finais dos anos de 1980, Dias de Melo legou-nos nestes três romances, completados pela obra de recolha etnográfica intitulada Na Memória das Gentes (1985-1991), um verdadeiro monumento às gentes da sua ilha natal, e de um modo especial aos baleeiros.
Com esta edição, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda dá um importante contributo para a inscrição, por direito próprio, do escritor Dias de Melo no panorama da Literatura Portuguesa do século XX, e inaugura, a um ano de distância, as comemorações do centenário do nascimento do escritor.
A sessão contará com a presença de Cláudio Garrudo, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Manuel Costa Júnior, Diretor do Museu do Pico, Luiz Fagundes Duarte, coordenador da edição, e Manuel Tomás, escritor, que fará a apresentação.
A sessão terá início pelas 20:30 horas, com entrada livre.
CA/RÁDIOILHÉU