Está, desde o dia 20 de março, disponível um novo relatório mensal de monitorização dos preços vigiados, com informação sobre os preços em toda a Região. Este relatório, no seguimento do projeto piloto iniciado em outubro passado, apenas na ilha de São Miguel, já inclui a comparação de preços entre todas ilhas e a sua evolução desde o início de 2023.
Este processo de monitorização de preços, promovido pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (DREC), visa, no atual contexto inflacionista, acompanhar o comportamento do setor retalhista no processo de definição do preço final ao consumidor.
A compreensão da evolução dos preços nas nove ilhas da Região e a analise de eventuais discrepâncias, habilitará o Governo Regional dos Açores a implementar medidas, nomeadamente a alteração da Portaria que define quais os bens que integram o Regime Jurídico de Preços.
Neste contexto, as conclusões dos relatórios elaborados até à data e disponíveis em https://portal.azores.gov.pt/web/drec/relatorios levaram a Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade a solicitar a pronúncia das associações representativas dos consumidores e das associações empresariais e também a solicitar aos pontos de recolha de preços informações complementares sobre a composição das margens de comercialização de um conjunto de produtos identificados nestes relatórios.
GRA/RÁDIOILHÉU