AÇORES | Mónica Seidi destaca reforço da prevenção de comportamentos aditivos em meio escolar

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, esteve hoje presente na Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, onde assistiu a uma sessão integrada no âmbito da prevenção de comportamentos aditivos em meio escolar.
Mónica Seidi sublinhou que esta iniciativa resulta de uma ação conjunta e articulada entre a Direção Regional da Saúde, a Direção Regional da Educação, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, o projeto “Escola Segura” da Polícia de Segurança Pública e a equipa “Haja Saúde” da Casa do Povo de Santa Bárbara, evidenciando a importância do trabalho em conjunto na reflexão sobre os diferentes tipos de substâncias psicoativas.
A governante adiantou ainda que existe um calendário de ações definido para todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores, assegurando a articulação entre as equipas de Saúde Escolar e as equipas de prevenção em dependências, no cumprimento do Programa Regional de Saúde Escolar.
“Temos vindo a implementar medidas concretas nesta área, embora reconheçamos que ainda há um longo caminho a percorrer”, afirmou Mónica Seidi, destacando o reforço de recursos humanos afetos à prevenção e a criação de um núcleo de prevenção na ilha de São Miguel, onde esta problemática assume maior dimensão. A Secretária Regional reforçou também que o objetivo passa por garantir que os jovens estejam devidamente informados, capacitando-os para tomar decisões conscientes e responsáveis, com impacto positivo ao longo da sua vida.
As ações previstas abrangem diversas temáticas, nomeadamente o consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, álcool, tabagismo, novas substâncias psicoativas e dependências sem substância.
Na ilha Terceira, este projeto é desenvolvido em colaboração com a equipa “Haja Saúde”, da Casa do Povo de Santa Bárbara, e só em 2025, foram já realizadas mais de 100 ações nos dois concelhos da ilha, tendo como público-alvo alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.
Ao longo do presente ano letivo, as equipas de saúde escolar das Unidades de Saúde de Ilha, em conjunto com as equipas de prevenção e a PSP, irão atuar de forma coordenada em todo o arquipélago, garantindo uma intervenção estruturada e eficaz na promoção de estilos de vida saudáveis e na prevenção de comportamentos de risco.
GRA/RÁDIOILHÉU






